Exame preventivo do câncer cérvico-uterino: patologias e hábitos sexuais relacionados

Larissa Russo Ramos, Camila Vieira Rosa, Kelly Jackline Barros

Resumo


Introdução: O câncer é uma doença de grande mortalidade e vem crescendo mundialmente. No Brasil, o câncer de colo uterino é a segunda causa de morte por câncer em mulheres, sendo o tumor mais incidente na região Norte. O início precoce de atividade sexual, a multiplicidade de parceiros sexuais e a infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV) são os principais fatores de risco para esse tipo de câncer.

Objetivos: Objetiva-se verificar as principais patologias encontradas no exame Preventivo do Câncer do Colo do Útero das mulheres cadastradas em uma Unidade de Saúde da Família em Belém, Pará, relacionando os dados encontrados às condições socioeconômicas e aos hábitos sexuais dessas mulheres.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo transversal, observacional e descritivo. O estudo foi desenvolvido utilizando-se os dados do livro de registro dos exames do PCCU da Unidade de Saúde da Família Pirajá, assim como pela aplicação de protocolo, durante o mês de outubro de 2012, no qual constavam perguntas acerca de dados pessoais e questionamentos sobre hábitos sexuais. A casuística consta de um número de 60 mulheres, correspondendo ao número total de mulheres que realizaram PCCU e que residem na área de influência da Unidade de Saúde pesquisa. Os dados da pesquisa foram quantificados em gráficos e tabelas através dos softwares Microsoft Office Word 2007 e Microsoft Office Excel 2007.

Resultados: As principais patologias encontradas foram a vulvovaginite causada pela bactéria Gardenerella vaginalis, seguida pela Candida sp. Ainda foi encontrada, em menor frequência, a presença do Papiloma Vírus Humano (HPV) e de Neoplasia Intraepitelial Cervical de grau I (NIC I). Prevaleceram mulheres com renda de 1 salário mínimo e com o ensino fundamental incompleto. A maioria das mulheres pesquisadas afirmou consultar o médico regularmente e ter conhecimento sobre doenças sexualmente transmissíveis. Ainda assim, há uma baixa frequência de uso de preservativo, sendo que a maioria das mulheres não utiliza nenhum método contraceptivo e teve início precoce da vida sexual.

Conclusão ou Hipóteses: Conclui-se que as patologias destacadas pelo exame Preventivo do Câncer do Colo do Útero foram: Gardenerella vaginalis, Candida sp, HPV e NIC I. Não houve relação significativa entre as patologias encontradas e as condições socioeconômicas das mulheres. A maioria das mulheres inicia a vida sexual precocemente e não usa preservativo, o que configura comportamento de risco em relação às patologias.

 


Palavras-chave


Neoplasias do Colo do Útero; Saúde da Mulher; Sexualidade

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.