Experiência da equipe de Vila Aliança zona oeste do RJ

Maria de Fátima dos Santos Lira, Kelson Moraes Gonçalves da Silva

Resumo


Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares (PIC) tem uma grande importância nas Clínicas da Família no Município do Rio de Janeiro. É realizado em sua maioria por Agentes Comunitários de Saúde capacitados para aplicar nas Clínicas da Família e Centro Municipal de Saúde (CMS). As práticas envolvem: auriculoterapia, reflexologia podal, shiatsu, pantu-ang-shin.

Objetivos: Incentivar as PICs pois as mesmas é fundamental para o cliente assistido pela Estratégia é acolhido , é cuidado de uma forma completa relatando sua queixas em consultas, nas visitas domiciliares. A ESF vem ao período de cinco anos com resultados muito satisfatório na aplicação das PICs.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Baseado na Política Nacional do SUS, sobre as PICs em 04/05/2006, nós Terapeutas capacitados em 2007, vimos a necessidade em nossa área de atuação da aplicabilidade do conhecimento adquirido por ser uma área por muito tempo carente de equipamentos de saúde somando a vunerabilidade relacionado a violência. As PICs são desenvolvidas através de atendimento individualizado em consultório devidamente preparado uma vez na semana com a média de 30 atendimentos/semana. Inserida na ESF, as PICs junto a Estratégia tem um grande papel no SUS na promoção da saúde, auxiliando na prevenção aos agravos e na contribuição no cuidado continuado.

Resultados: Após dez sessões de atendimento, com auxilia de roda terapia comunitária e o acompanhamento do corpo técnico (Médicos, Enfermeiras e o NASF que é composto de Serviço social, Psicóloga e nutricionista), que também encaminha os clientes para as PICs, observa-se em conjunto pelos profissionais a melhora das queixas relatadas, o aumento do cuidado em saúde, uma melhor sociabilidade e troca de saberes entre a clientela. Com isso a equipe ESF acaba por inserir no seu planejamento de ações as PICs por se obter grandes resultados na diminuição de alguns agravos entre eles stress, ansiedade, hipertensão, diabetes e no tratamento de algumas doenças.

Conclusão ou Hipóteses: Vemos quão relevante é o uso das PICs, pois os resultados obtidos na clientela assistida, fez com que o número de procura pelo serviço, que hoje é realidade na carteira de serviços utilizada no Município do Rio de Janeiro, aumentando assim a procura. Mediante a isso, carece-se do aumento de profissionais capacitado nas praticas para que a demanda seja razoavelmente contemplada.




Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.