Situação epidemiológica da hanseníase no Pará e no Brasil

Paulo Jusenir Giacomin Júnior, Rodrigo Costa de Oliveira, Felipe Costa Klautau, Pedro Albuquerque Rebello, Alan Gomes de Souza Contente

Resumo


Introdução: A Hanseníase é uma doença crônica granulomatosa, proveniente de infecção causada pelo Mycobacterium leprae. Esse bacilo tem alta infectividade, no entanto pouca patogenicidade. Os tipos clínicos são: Indeterminada, Tuberculóide, Dimorfa e Virchoviana.. A doença é transmitida principalmente por meio do convívio com os doentes que ainda não foram diagnosticados e não iniciaram tratamento.

Objetivos: Informar a incidência de Hanseníase no Brasil; Informar a incidência de Hanseníase no estado do Pará; Comparar o perfil epidemiológico da Hanseníase do estado do Pará com o do Brasil.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo epidemiológico observacional e descritivo, do tipo Transversal. Foi realizado no DATASUS, mais especificamente no SINAN. Critérios de Inclusão: Pacientes diagnosticados e cadastrados no SUS em todo território brasileiro. Critérios de Exclusão: Pacientes portadores da doença, porém não diagnosticados; Pacientes não cadastrados no SUS; Excluídos casos não residentes no Brasil ou encerrados com erro de diagnostico. O presente trabalho seguiu a resolução 196/96 e a declaração de Helsinque, onde um dos seus princípios básicos é que a pesquisa deve ser conduzida apenas por pessoas cientificamente qualificadas, sob supervisão de alguém medicamente qualificado.

Resultados: No Brasil o número total de novos casos de HAN no ano de 2010 foi de 39.912, sendo que os meses de maior e menor incidência foram março e dezembro, respectivamente. Com base nos dados obtidos no SINAN, foi constatado que no ano de 2010 a incidência de Hanseníase no estado do Pará foi de quatro mil trezentos e setenta e três casos, sendo que a maior incidência, levando em consideração o mês, foi em março, com 472 novos casos e a menor foi em dezembro com 218 novos casos. Levando em consideração o gênero observou-se que a maior incidência é no masculino com 2672 casos para 1701. O estado do Pará apresenta maior incidência no sexo masculino, se comparado com os outros estados, com 2672 casos.

Conclusão ou Hipóteses: O Brasil ocupa o 2º lugar no ranking mundial em número de portadores da doença, sendo o Pará o 5º maior estado em número de casos. A eliminação da Hanseníase como problema de saúde pública é um dever de todos os profissionais da saúde. Reforçar a identificação de novos casos, intensificar a procura de pessoas que tiveram contato com doentes e aumentar os índices de cura são metas importantes.






Palavras-chave


Hanseníase; Pará; Brasil

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.