Situação epidemiológica da tuberculose no município de Primavera, Pará, Brasil

Nadjane dos Santos Sampaio, Aldemir Branco de Oliveira Filho

Resumo


Introdução: A tuberculose (TB) é uma doença reemergente em países desenvolvidos e permanecente em outros países. Dentre os fatores relacionados, destacam-se os sociais como determinantes associados à ocorrência da doença. O Brasil apresenta uma das maiores cargas de tuberculose.

Objetivos: Este trabalho realizou levantamento de casos notificados de TB em residentes no município de Primavera-PA com intuito de quantificar o risco de transmissão da doença e discriminar perfil epidemiológico dos indivíduos infectados.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Este estudo analisou as fichas de casos notificados de TB pela Secretaria Municipal de Saúde de Primavera-PA entre janeiro de 2003 a dezembro de 2010. O diagnóstico de TB foi baseado em histórico médico, exame físico, baciloscopia de escarro, radiografia do tórax e culturas microbiológicas. Dados clínicos, sócio-demográficos e espaciais foram coletados para caracterização epidemiológica. Os valores absolutos de casos foram testados quanto à normalidade e à homocedasticidade. A variação de casos de TB em relação à forma clínica, sexo, faixa etária, zona de residência e nível de escolaridade foi testada por análise de variância um critério, Kruskal-Wallis e Qui-Quadrado.

Resultados: No total, 49 casos de TB foram notificados em Primavera. As maiores incidências (>60casos/100.000hab) foram observadas entre 2003 a 2005 e em 2010. Redução na incidência de TB (<30casos/100.000hab) entre 2006 a 2009. Tendência de crescimento na incidência de TB foi detectada. A maioria dos casos de TB notificados foram da forma clínica pulmonar (95,9%) e pertenciam a indivíduos do sexo masculino (59,2%), na faixa etária de 25 a 64 anos (69,4%), apresentando reduzida escolaridade (79,6%) e residindo na área urbana (63,3%). Apesar da redução de notificações da casos no período de 2006 a 2009, não houve alteração significativa do perfil epidemiológico de casos notificados de TB.

Conclusão ou Hipóteses: Esta pesquisa determinou as características epidemiológicas de TB em residentes de Primavera, diagnosticou oscilação na incidência de TB e alertou para o possível crescimento de notificações de TB no município.






Palavras-chave


Tuberculose; Primavera; Incidência

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.