Uso de álcool entre estudantes no município de Melgaço, Pará

Ronald dos Santos Fonseca, José Renato do Vale Ladislau, Liviane Lima Nogueira, Gláucia Caroline Silva de Oliveira, Aldemir Branco de Oliveira Filho

Resumo


Introdução: Atualmente, o uso excessivo de álcool é considerado um importante problema de saúde pública, sendo responsável por parcela significativa dos óbitos evitáveis. A identificação epidemiológica dos segmentos sócio-demográficos mais susceptíveis à dependência alcoólica é essencial para orientar a formulação de políticas e programas de controle.

Objetivos: Este estudo determinou a prevalência e os fatores associados à experimentação e ao uso de álcool entre estudantes do ensino médio (EEM) no município de Melgaço, Estado do Pará, Norte do Brasil.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Este estudo transversal foi realizado na única escola de ensino médio do município de Melgaço (agosto a novembro de 2011), no qual um questionário de autopreenchimento contendo 40 perguntas foi utilizado para descrição e análise das condições sócio-demográficas, econômicas e familiares relacionadas ao hábito de ingestão alcoólica dos estudantes. A modelagem estatística foi realizada por regressão logística simples e múltipla acompanhada pelo teste Hosmer-Lemeshow.

Resultados: Dos 935 EEM em Melgaço, 921 (98,5%) aceitaram participar desta pesquisa. A faixa etária foi de 14-29 anos (±5,13), sendo detectada predominância do sexo feminino (60,37%). A prevalência de experimentação e uso regular de álcool foi de 53,63% e 29,75%, respectivamente. O 1o uso de álcool ocorreu entre 14-19 anos (±3,16) e 7-12 anos (±2,73) em experimentadores e consumidores, respectivamente. A cerveja (71,17%) foi a bebida alcoólica mais consumida. Os fatores associados ao uso regular de álcool foram: estudar no turno da noite; repetência escolar, não participação dos pais na vida escolar; pais não conversam sobre uso de álcool; pais usam álcool; amigos usam álcool e a maioria dos amigos usam.

Conclusão ou Hipóteses: Em suma, a prevalência de EEM usuários de álcool no município de Melgaço é moderada, sendo que o consumo inicia precocemente, a partir, principalmente, da influência de pais e amigos afetando a vida escolar.




Palavras-chave


Álcool; Melgaço; Epidemiologia

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.