Uso de bebidas alcoólicas entre estudantes em Afuá, arquipélago do Marajó

Suelane Cristina Tavares da Costa, Gláucia Galúcio Santana, Alexsander da Silva Martins, Gláucia Caroline Silva de Oliveira, Aldemir Branco de Oliveira Filho

Resumo


Introdução: A produção e o uso de substâncias psicoativas, incluindo bebidas alcoólicas (BA), sempre estiveram presentes nos contextos sociais, em diversos períodos históricos. Levantamentos de grande abrangência no Brasil, a idade de iniciação no uso de BA tem sido de 12,5 anos, com frequência de uso na vida 65,2% entre jovens de 12-17 anos e prevalência de 11,2% de dependência de álcool na população geral.

Objetivos: Este estudo determinou a prevalência e os fatores associados à experimentação e ao uso de BA entre estudantes do ensino médio (EEM) no município de Afuá, Arquipélago do Marajó, Norte do Brasil.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Este estudo transversal foi realizado na única escola de ensino médio do município de Afuá (agosto a novembro de 2011), no qual um questionário de autopreenchimento contendo 40 perguntas foi utilizado para descrição e análise das condições sócio-demográficas, econômicas e familiares relacionadas ao hábito de ingestão alcoólica dos estudantes. A modelagem estatística foi realizada por regressão logística simples e múltipla acompanhada pelo teste Hosmer-Lemeshow.

Resultados: Dos 873 EEM em Afuá, 808 (92,55%) aceitaram participar desta pesquisa. A faixa etária foi de 14-37 anos (±4,33), sendo detectada predominância do sexo feminino (56,46%). A prevalência de experimentação e consumo regular de BA foi de 50,33% e 26,05%, respectivamente. O primeiro gole de BA ocorreu entre 13-20 anos (±2,61) e 6-11 anos (±2,41) em experimentadores e consumidores, respectivamente. A BA mais consumida foi a cerveja (69%). Os fatores associados ao consumo regular de BA foram: estudar no turno da noite; repetência escolar, não participação dos pais na vida escolar; pais não conversam sobre consumo de BA; pais consomem BA; amigos consomem BA e a maioria dos amigos bebem.

Conclusão ou Hipóteses: Em suma, a prevalência de EEM consumidores de BA no município de Afuá é moderada, sendo que o consumo inicia precocemente, a partir, principalmente, da influência de pais e amigos afetando a vida escolar






Palavras-chave


Bebidas Alcoólicas; Epidemiologia; Afuá

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.