Experiência Pet-saúde: educação em saúde na amamentação de uma maternidade referência

Maria da Conceição Carneiro Pessoa de Santana, Jordana de Lima Silva Santos, Vanessa de Oliveira Tenório, Maria Celina Melo Barbosa Costa, Maria Elizia Farias Romão

Resumo


Introdução: A educação em saúde e suas práticas desenvolveram-se de forma significativa nas últimas décadas, e atualmente, ocupam espaço prioritário nas ações cotidianas dos serviços de saúde devido a sua ênfase em ações preventivas e de promoção à saúde.

Objetivos: A vivência tem como intuito planejar e desenvolver ações e atividades no âmbito da educação em saúde por meio de atividades lúdicas-pedagógicas no ambiente hospitalar.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi desenvolvido em uma maternidade pública referência em alto risco de Alagoas o planejamento e execução de ações em saúde por meio de atividades lúdico-pedagógicas, por alunos de diferentes cursos no âmbito da Educação Interprofissional. Foi ofertado um suporte teórico sobre educação em saúde, onde os alunos traçaram o perfil de cada grupo populacional, orientados a identificar os fatores de risco que poderiam acarretar o desmame precoce. Analisado o perfil, foram discutidas possibilidades de realização de estratégias individuais e/ou coletivas, de forma interdisciplinar. Onde vivenciou a aplicação de recursos educativos relacionados aos fatores detectados.

Resultados: Observou-se que as atividades realizadas com objetivo de passar informações de forma dinâmica, com a participação das genitoras na construção dos seus conhecimentos foi eficaz, pois a forma lúdica e os modos deformantes de pensar ou inventar a realidade foram prelúdios para determinadas teorizações. A atividade educativa mediada pelo uso de jogos contribuiu para aquisição de conhecimento sobre amamentação. Nas participações das puérperas nas atividades educativas, houve trocas de experiências acerca dos temas em discussão; a brincadeira e o jogar garantiram a liberdade verbal, o que diminuiu o medo de se expor.

Conclusão ou Hipóteses: A educação em saúde pode ser desenvolvida no ambiente hospitalar. Sabe-se dos desafios que os profissionais de saúde enfrentam diariamente em função das condições precárias do sistema de saúde, porém, faz-se necessário um desenvolvimento de um trabalho diferenciado, criativo e respaldado direcionado às especificidades e necessidades dos usuários do sistema único de saúde.

 




Palavras-chave


Educação em Saúde; Humanização; Aleitamento Materno

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.