Fatores de risco para hipertensão arterial em funcionários de um hospital universitário

Berenice Pelizza Vier, Amanda Pohlmann Bonfim, Silvia de Fátima Takahashi, Patrícia Pinheiro Montalvão, Pedro Vitor Lazaretti Menechini

Resumo


Introdução: A hipertensão arterial sistêmica é um fator de risco para doenças cardiovasculares e responsável por alta freqüência de hospitalizações, com custos médicos e socioeconômicos amplos e respondem por uma mortalidade elevada. São muitos os fatores de risco definidos para a hipertensão arterial, dentre eles: idade, obesidade, abuso de álcool , uso de tabaco e o sedentarismo.

Objetivos: O presente estudo teve como objetivo avaliar a presença de alguns dos fatores de risco para hipertensão arterial e doenças crônico degenerativas: sexo, idade, obesidade, abuso de álcool, uso de tabaco e falta de prática de atividades físicas em servidores de um Hospital Universitário Regional.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo do tipo transversal com amostra não-aleatória intencional, desenvolvido no período de março de 2008 a março de 2009. Realizou-se a medição da pressão arterial, do peso e da altura para o cálculo do Indice de Massa Corpórea, de funcionários do Hospital Universitário e a aplicação de um questionário para a coleta de dados referentes à identificação individual (nome, sexo, idade), hábitos de vida (consumo de álcool, cigarro, prática de atividade física). A aferição foi realizada nos respectivos setores de trabalho dos funcionários presentes em datas previamente estabelecidas e informadas. No presente estudo não consta a análise dos dados referentes a pressão arterial.

Resultados: Dentre os servidores presentes nos horários pré estabelecidos 105 participaram da pesquisa,64% do sexo feminino e 36% masculino. A idade variou de 18 a 64 anos, assim distribuídos: 2% na faixa de 18 a 24 anos, 25% de 25 a 34 anos, 42% de 35 a 44 anos, 28% de 45 a 54 anos e 3% acima de 54 anos. Quarenta por cento referiam o uso de álcool apenas em ocasiões especiais, 7% regularmente e 53% negaram. Referiram uso diário de tabaco 14,5%. A prática de atividade física de uma a três vezes por semana foi relatada por 27%, mais de três vezes por semana por 13 % e em nenhum dia por 60%. Quanto ao IMC 22,5% apresentavam sobrepeso e 16,5% obesidade, os demais apresentavam peso normal.

Conclusão ou Hipóteses: Em uma população de um hospital universitário encontramos uso de tabaco, consumo excessivo de álcool, sedentarismo e IMC acima de 25; todos considerados fatores de risco elevado para doenças cardiovasculares. Observa-se que em todos os locais políticas de saúde para hábitos saudáveis de vida são atitudes importantes no controle e na prevenção dos agravos crônico-degenerativos.




Palavras-chave


Fatores de Risco para Hipertensão; Abuso de Álcool; Tabagismo

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.