Fatores influentes na adesão à prevenção do câncer de colo uterino

Fernanda Maria Queiroz Pereira, André Cavalcante Brasil

Resumo


Introdução: O Câncer de Colo de Útero é causado, principalmente, pela infecção com Papilomavírus humano (HPV) transmitido via sexual. O exame preventivo Papanicolau é indispensável para o rastreamento do HPV e deve ser feito a cada três anos, após dois exames normais realizados com intervalo de um ano, por mulheres com atividade sexual. As lesões de HPV em alto grau, quando tratadas, não viram câncer.

Objetivos: Avaliar a prevalência de mulheres do Bairro Edson Queiroz em Fortaleza-Ceará-Brasil com o hábito de realizar a prevenção do câncer de colo uterino com o exame de Papanicolau, relacionando com a escolaridade e o estado civil.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O estudo observacional foi realizado no Campus da Universidade de Fortaleza, no Núcleo de Atenção Médica Integrada, no Posto de Saúde Mattos Dourado e na Comunidade do Dendê, localizados no bairro Edson Queiroz em Fortaleza-Ceará-Brasil, entre Setembro e Outubro de 2012, com uma amostra de 325 entrevistados, acima de 18 anos, respeitando os aspetos éticos. Utilizou-se o questionário do Ministério da Saúde-Secretaria de Vigilância em Saúde do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis (VIGITEL)–2010, a entrada e a análise de dados foi realizada pelo programa EpiINFO versão 3.5.3.

Resultados: O estudo mostrou que a maioria das mulheres realiza o Papanicolau, que se trate de um exame simples e seguro usado para controle da infecção com Papilomavírus humano (HPV) que está relacionada ao câncer de colo de útero. Percebeu-se que alguns fatores influenciam a realização do exame, como a escolaridade, que quanto maior, aumenta o percentual de mulheres que realiza Papanicolau, evidenciando que uma boa educação é benéfica à saúde; o estado civil, destacando as solteiras com multiplicidade de parceiros e as mulheres casadas, em que o Papanicolau resulta também da importância da prevenção para os filhos que podem desenvolver no parto uma infecção pelo HPV, a papilomatose laríngea.

Conclusão ou Hipóteses: O câncer de Colo do Útero é associado à contaminação com o vírus HPV e deve ser prevenido com o exame de Papanicolau, que, de maneira geral, tem bastante adesão das mulheres. Todavia, o nível de atenção da população à saúde ainda está longe de ser o ideal. Portanto, são necessárias novas estratégias na saúde que visem à conscientização da mulher a se prevenir e cuidar melhor dos hábitos.



Palavras-chave


Câncer de Colo do Útero; Adesão ao Papanicolau; Fatores que influenciam na Adesão Papanicolau

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.