Grupo de gestantes como acesso ao pré-natal

Amanda Arlete Ribeiro, Maristela Stoianov, Selma Lopes Braz, Diego José Brandão

Resumo


Introdução: A atenção a saúde materno-infantil é considerada prioritária no Programa Saúde da Família (PSF), e uma de suas importantes vertentes é o período gestacional. Esse trabalho descreve a vivência em um grupo de gestantes instituído em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de São Paulo, como primeiro contato com o Pré-Natal.

Objetivos: Descrever a vivência em um Grupo de Gestantes enquanto instrumento de formação para o profissional de saúde e para as futuras mães.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O grupo de gestantes da UBS Vila Dalva foi instituído com o objetivo de servir como “porta de entrada” para as grávidas ao Pré-Natal. É realizado um encontro, com a presença das mulheres com diagnóstico recente de gravidez no período. A freqüência é semanal, porém cada gestante participa uma única vez. O grupo surgiu a partir da demanda de um espaço para troca de experiências e dúvidas decorrentes do início da gestação e também para o preenchimento de formulários do SIS Pré-Natal e Mãe Paulistana. Atualmente conta com a participação de uma enfermeira, uma auxiliar de enfermagem do PSF e uma médica residente em Medicina de Família e Comunidade, responsáveis por conduzir a discussão.

Resultados: A abordagem de temas tais como: alimentação, controle de peso, sintomas comuns do primeiro trimestre, vacinação, ingestão de bebidas alcoólicas, tabagismo, drogadição, exposição à produtos tóxicos, atividades sexuais e outros; bem como a explicação sobre o fluxo de pré-natal na UBS e a solicitação dos exames de primeiro trimestre, possibilita uma melhor iniciação ao programa. O encontro permite que a nova gestante solucione suas dúvidas, conheça melhor a UBS, o sistema de Pré-Natal no qual será inserida, e ao mesmo tempo entre em contato com outras mães em situação semelhante.

Conclusão ou Hipóteses: O grupo de gestantes é um momento singular de aprendizado e utilização dos recursos disponíveis desde o primeiro contato da grávida com a UBS. Proporciona um momento rico de trocas e experiências, tanto entre as participantes, quanto entre as profissionais envolvidas.





Palavras-chave


Pré-Natal; Grupo de Gestantes; Acesso

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.