Grupo de informações em saúde para os idosos (GISI): relato de experiência

Adna Kelly Ferreira Leite

Resumo


Introdução: O referido artigo traz um relato de experiência do projeto desenvolvido em uma Unidade de Saúde da região metropolitana do Recife. Por perceber que há os grupos com menos facilidade em agendar suas consultas, como os idosos, o Serviço Social idealizou o projeto, enfatizando a questão da prioridade e maior atenção a esta faixa etária de saúde mais frágil e debilitada.

Objetivos: Entre os objetivos deste trabalho, buscou-se facilitar o atendimento prioritário da população idosa aos serviços de saúde, através de um trabalho socioeducativo que viabilizasse um melhor atendimento a esta população.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O Grupo de Informações em Saúde para os idosos (GISI) procurou identificar suas necessidades em relação aos serviços oferecidos e quais as especialidades médicas que mais buscavam na unidade. Este trabalho em equipe se deu baseado no que diz Dal Prá, ao reconhecer que "a prática do trabalho interdisciplinar favorece o desenvolvimento de ações no snetido de oferecer ao usuário um atendimento/tratamento numa perspectiva integral, além de contribuir para a mudança do modelo médico-hegemônico". (DAL PRÁ,2003).

Resultados: Foi observado que os usuários passaram a compreender melhor o funcionamento da unidade de saúde, fazendo com que diminuísse as vindas diárias dos mesmos à unidade. Uns por terem suas demandas supridas e outros devido à conscientização do real sentido saúde/doença. Isso nos leva a compartilhar com Silva (2000) a defesa de que a informação socializada pelos profissionais de Serviço Social aos usuários dos serviços de saúde diferencia-se da simples orientação sobre legislação e atos normativos. Observou-se também que o trabalho surtiu efeitos positivos, pois ao serem indagados, os participantes sempre elogiavam o trabalho e a atitude dos profissionais engajados na ação.

Conclusão ou Hipóteses: Sendo assim, este artigo mostrou em síntese a ideia de enfocar no âmbito do SUS, o princípio da integralidade, promovendo e protegendo a saúde deste público, através de orientações e informações para que os mesmos não adoeçam ou se tornem vítimas de outros agravos.






Palavras-chave


Idoso; Serviço Social; Saúde

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.