Grupo de promoção à saúde “cuidando do viver”

Ligiane Medeiros Diógenes, Xiancarla de Brito Fernandes Pereira, Lorrayne da Cruz Solano, Maria Tereza Vieira Holanda, Francisco Arnoldo Nunes de Miranda

Resumo


Introdução: A promoção à saúde propõe a articulação de saberes técnicos e populares configurando-se como uma reação à acentuada medicalização da saúde na sociedade e no interior do sistema de saúde.

Objetivos: O presente trabalho objetiva fazer um relato de experiência com um grupo de promoção à saúde denominado Cuidando do Viver de uma equipe da Estratégia de Saúde Família do município de Mossoró-RN.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa realizada através de observação participação com registros em livro de ata e fotográficos da equipe da Estratégia Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde Dr José Holanda. O grupo alvo tem encontros quinzenais frequentados em média por 10 usuários. Os encontros são organizados a partir de temas geradores, sendo utilizado o período para esse relato de abril a dezembro de 2012.

Resultados: Os temas geradores trabalhados no período analisado foram: trabalho em grupo, vacinas, dia das mães, dengue, tabagismo, festas juninas, violência contra idosos, promoção à saúde, vida saudável, dia dos idosos, câncer de colo de útero, câncer de mama e qualidade de vida. As reuniões iniciam com dinâmicas de descontração ou dramatizações realizadas pelos agentes comunitários de saúde da equipe seguidos de rodas de conversa com os temas geradores confluindo para síntese integradora. Alguns temas são festivos e aglutinam um maior número de participantes da comunidade. Os encontros oportunizam uma aproximação entre equipe e comunidade estimulando os vínculos entre os atores envolvidos.

Conclusão ou Hipóteses: As atividades são válidas como um caminho para concretizar a Estratégia Saúde da Família como eixo reorientador do modelo de atenção à saúde sendo essenciais para a implementação de práticas coerentes com as características da Atenção Primária.

 



Palavras-chave


Promoção à Saúde; Educação Popular; Estratégia Saúde da Família

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.