A abordagem domiciliar em uma família de idosos da periferia de Fortaleza

Gabriela Alencar de Sousa, Luis Fernando Falcão de Castro Meireles, Germana Esmeraldo Monteiro, Beatriz Moura e Sucupira, Lais Neves Solon Carvalho

Resumo


Introdução: Para realizar um estudo de caso colhemos informações e dados para entender a totalidade da história de vida familiar,discutir e analisar a complexidade das relações interpessoais. A família pode ser definida como um grupo unido por laços de casamento,sangue ou adoção,vivendo em um único espaço,sendo aliada na construção de uma vida saudável e no processo de cura e de reabilitação de uma doença.

Objetivos: Avaliar os problemas e os conflitos de uma família de idosos residentes na periferia de Fortaleza, através de instrumentos de abordagem familiar, sendo esta análise realizada por alunos do primeiro semestre do curso de Medicina.

Metodologia ou Descrição da Experiência: No período de 22.10.2012 à 9.11.2012, foram realizadas 4 visitas,com duração de 2 horas cada,à casa de uma família na periferia de Fortaleza. A entrevista foi realizada a partir do relato sobre a história de um casal de idosos,descrito pela paciente índice Sra. Carmelita,permitindo o conhecimento das dificuldades,vulnerabilidade e das relações interpessoais dessa família. Por meio da aplicação de ferramentas,como o Genograma, obtivemos a qualidade das relações entre os familiares. O método Practice facilitou a avaliação familiar no âmbito médico e comportamental,o Apgar,indicou o grau de satisfação do membro familiar e o uso do Ecomapa analisou a relação da família com o ambiente em geral.

Resultados: Com a pesquisa,verificou-se que o casal de idosos apresenta uma rotina agradável,de condições financeiras e infraestruturais estáveis. A aparência saudável da família afirma que os problemas de saúde estão relacionados com a idade avançada,existindo certa dependência do amparo dos outros familiares durante a rotina. O histórico familiar demonstrou a herança genética de uma doença cardíaca na família do marido, deixando Sra.Carmelita temerosa quanto ao falecimento súbito dele. A relação conflituosa da Sra.Carmelita e seus enteados,além da sua impossibilidade de gerar filhos, traz frustrações e uma solidão pontual. Porém, é uma família de bom convívio social e satisfeita com suas relações.

Conclusão ou Hipóteses: Concluímos que a intervenção na saúde pode ter um melhor resultado quando utilizada a abordagem sistêmica à família,pois uma mudança em parte do sistema pode desestruturar a sua dinâmica.Nessa família esperávamos o sentimento de conformação de uma vida curta e sem saúde,porém constatamos uma vivência e experiência caracterizada pelo companheirismo,busca do bem-estar e aceitação de dificuldades.


Palavras-chave


Abordagem Domiciliar; Idosos; Fortaleza

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.