Grupo vida saudável: melhoria da qualidade de vida para hipertensos e diabéticos

Leila Regina Lelis Neves, Andrea Gioconda Sá Freire, Carla Luiza França, Regina Abreu, Luiz Silva

Resumo


Introdução: a hipertensão arterial e o diabetes mellitus são responsáveis pelo agravamento das doenças crônicas não transmissíveis, principalmente em função do elevado risco de morbimortalidade cardiovascular. Apresentam um grande desafio para o sistema público de saúde devido a alta prevalência e complicações associadas, entre elas o acidente vascular cerebral e o infarto agudo do miocárdio.

Objetivos: melhorar o controle da hipertensão arterial e diabetes mellitus com ações efetivas de promoção e prevenção visando a redução dos agravos causados por estas patologias.

Metodologia ou Descrição da Experiência: estudo de corte transversal, clínico e epidemiológico, realizado com 261 pacientes das três equipes da ESF do CMS Jorge Saldanha B. de Mello no município do Rio de Janeiro, no período de agosto de 2012 à fevereiro de 2013. Os dados utilizados foram obtidos através do programa vita care através da estratificação por sexo, idade e patologia.

Resultados: dos 261 pacientes acompanhados pelo grupo vida saudável, 68 eram do sexo masculino (26%), 193 do feminino (74%), a idade dos pacientes acompanhados é entre 25 e 84 anos, 174 eram hipertensos (66,6%), 52 diabéticos (20%) e 35 eram hipertensos e diabéticos (13,4%), 32% dos pacientes compareceram a mais de uma palestra. O grupo é aberto a toda comunidade com o desenvolvimento de ações, dinâmicas, vídeos, debates e depoimentos.

Conclusão ou Hipóteses: o grupo contribuiu na redução de agravos, não houve internações e óbitos. Ocorreu melhora da qualidade de vida, controle da pressão arterial, nível glicêmico levando a efetiva satisfação dos usuários. A implementação de políticas públicas voltadas para o diagnóstico precoce, prevenção e cuidados secundários são prioridades a serem enfrentadas pelas equipes da estratégia de saúde da família.

 




Palavras-chave


Hipertensão Arterial; Diabetes Mellitus; Grupo Educativo

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.