Identificação do paciente diabético e percepção de estagiários em ambulatório geral

Maria Clarice de Souza, Julys Souza Barbosa, Mônica Shishido, Karla Ferreira Rodrigues, João Luiz Gurgel Calvet da Silveira

Resumo


Introdução: O diabetes aumentou mundialmente, devido ao envelhecimento, urbanização, sedentarismo e obesidade, causando elevada morbi-mortalidade. Ações são realizadas por órgãos de saúde e educação para promoção, prevenção e recuperação. Em Blumenau-SC, FURB e SEMUS participam do PRÓPET com intuito de fortalecer a integração ensino-serviço e um dos subprojetos é “Adultos em Condições Crônicas”.

Objetivos: Os objetivos são: conhecer o perfil e as diferentes dimensões dos usuários diabéticos atendidos na unidade; conhecer as percepções das estagiárias sobre as atividades desenvolvidas no cenário e desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão fundamentadas na educação popular.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A identificação do número de pacientes diabéticos pertencentes ao Ambulatório Geral Mario Jorge Vieira - Fortaleza foi realizada entre 10 e 30 de agosto de 2012. Nesta etapa utilizou-se o sistema informatizado de dispensação de medicamentos, o cadastro dos pacientes que retiram a fita para o controle de glicemia e o registro de presença no grupo de diabéticos da unidade. Foram identificados 510 nomes. Para identificar os usuários foi realizada a busca desses nomes nos prontuários existentes na unidade. Paralelo às atividades de pesquisa e extensão, as bolsistas relataram suas atividades em portfólio reflexivo, um instrumento de registro, memória, planejamento e auto-avaliação.

Resultados: Como resultado totalizaram-se 373 diabéticos usuários, 194 mulheres e 179 homens. A maior incidência, em ambos os sexos, é na faixa etária de 60 e 69 anos. As concepções dos sujeitos em relação à doença variaram de acordo com o contexto em que ele estava inserido. A percepção das bolsistas acerca do cenário foi de estímulo e desafio, conforme relato do portfólio: “o AG é um grande desafio e há muito trabalho a ser feito! Porém estou bem feliz, pois é um cenário diferente, riquíssimo em informações...”.

Conclusão ou Hipóteses: O número de pacientes pertencentes à unidade de saúde justifica a formação de um novo grupo de promoção à saúde e apoio aos pacientes, em horário alternativo. Esse grupo, fundamentado na educação popular, valoriza o saber e os valores dos diversos atores para a construção compartilhada do conhecimento, promovendo troca de informações de maneira democrática e horizontalizada.






Palavras-chave


Diabetes; Educação em Saúde; Ensino-Serviço

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.