Importância do medico veterinário no NASF nas ações contra a leishmaniose tegumentar

Francisco Alipio de Sousa Segundo, Salomão Cambuí de Figueiredo, Aldcejam Martins da Fonseca Junior, Paulo Wbiratan Lopes da Costa, Morgana Alves Cavalcante

Resumo


Introdução: A leishmaniose tegumentar (LT) conhecida também por úlcera de Bauru é uma importante zoonose causada pelo protozoário Leishmania spp tendo como vetor o mosquito Lutzomyia spp. Está distribuída em todo o território nacional, estando associada a expansão desordenada das cidades, baixas condições sanitárias e presença do o principal reservatório, o cão.

Objetivos: O presente trabalho tem intuito de evidenciar a interação do medico veterinário, junto as equipes de Atenção Básica a saúde, entendendo que este profissional pode contribuir na implementação e desenvolvimento de ações de vigilância voltadas ao controle da LT em áreas assoladas por esta zoonose.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Casos de LT nas áreas urbanas de muitos municípios Brasileiros são crescentes, devido a proliferação do vetor e aumento da população de animais reservatórios. O manejo e controle desses animais é uma tarefa árdua, principalmente com relação aos cães vadios. O veterinário é o profissional que pode intervir positivamente no controle epidemiológico da LT, subsidiando o grupo multiprofissional com informações técnico-cientificas próprias a sua área de atuação. Esta visão da dinâmica epidemiológica da doença é essencial na interação dos profissionais a fim de conseguirem obter um diagnostico precoce o que ajuda a prevenção da LT. (BASANO & CAMARGO, 2004).

Resultados: A interação entre as equipes do Programa Saúde da Família com o medico veterinário e a sociedade é de grande relevância. A LT é uma doença que pode causar graves lesões, clausura social, até incapacitar o individuo acometido as atividades laborais (GONTIJO & CARVALHO, 2003). O conhecimento epidemiológico da doença reflete no diagnostico precoce e facilita o tratamento evitando problemas crônicos. Segundo o Ministério da Saúde (2009), as orientações a sociedade visando a prática de medidas preventivas pode diminuir sensivelmente a exposição ao mosquito transmissor, e o manejo ambiental e de animais, possibilita a regressão dos casos e diminui perceptivelmente a disseminação da doença.

Conclusão ou Hipóteses: Face ao exposto, as medidas voltadas ao combate a LT tornam-se mais eficazes, quanto mais abrangente for o grau de conhecimento sobre esta zoonose. A associação do profissional médico veterinário às equipes do Programa Saúde da Família contribui eficazmente para o melhor entendimento da dinâmica multifatorial desta doença, possibilitando melhor controle e prevenção desta zoonose no ser humano.






Palavras-chave


NASF; Leishmaniose Tegumentar; Medico Veterinário

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.