A atuação dos agentes nas ruas

Elaine Aparecida Martins Claro, Marivaldo da Silva Santos

Resumo


Introdução: Ao abordar o tema população de em situação de Rua na Cidade de São Paulo, temos como um fator de importância fundamental, a atuação dos agentes comunitários de saúde que são todos provenientes dessa população que pretendemos trabalhar. A atuação desses agentes comunitários na equipe ESF_R é um dos pontos fundamentais, quando buscamos a aproximação e o vinculo junto à população vulnerável das ruas.

Objetivos: De acordo com as diretrizes do SUS que preconizam Igualdade, Integralidade, Equidade e Universalidade o objetivo é promover ações de aproximação, acolhimento, e promoção à saúde dessa população, garantidos o acesso aos serviços de saúde promovendo cuidado integral e inserção no mercado de trabalho.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Mapeamento da área de atuação visando descobrir os potenciais e as deficiências da área do ESF_R. Trabalhamos em uma equipe multidisciplinar onde buscamos atender essa população em sua totalidade, com ênfase na atuação do agente comunitário por ser um facilitador. As ações acontecem nas praças e viadutos, local que passa a ser sua moradia. A equipe é multidisciplinar e desenvolvem ações em conjunto no sentido de chegar a um objetivo comum. As ações são realizadas em grupos nas ruas, com orientações sobre DSTs, Álcool e drogas, tuberculose, diabetes e hipertensão e orientação social. Essas são ações visa à aproximação no vinculo visando trazer os moradores para as Unidades Básica de Saúde.

Resultados: Busca espontânea de atendimento e acolhida na Unidade Básica de Saúde, redução do absenteísmo, melhor acompanhamento dos casos crônicos, adesão ao tratamento de doenças como: Tuberculose, Diabetes, Hipertensão, DST s, entre outros. Realização de encaminhamentos e melhor adesão a tratamentos de desintoxicação e reabilitação de dependentes químicos. Inserção no mercado de trabalho de pessoas que se encontravam em situação de rua e acolhidos. Vários agentes comunitários de saúde voltaram estudar visando à conclusão do ensino médio e chegando a graduação. Resgate da cidadania e socialização com familiar. Fortalecimento das equipes e humanização dos profissionais no atendimento a essa população.

Conclusão ou Hipóteses: A Estratégia Saúde da Família de Rua traz meios de alcançar esse publico alvo que se encontra em situação de vulnerabilidade. Por ser um público heterogêneo e suas especificidades serem diferenciadas, observar-se durante as visitas que há uma diferença entre: quem esta em situação de rua e quem esta em casas de acolhidas. Verificamos que os acolhidos estão organizados e procuram a Unidade Básica.


Palavras-chave


Situação de Rua; Sensibilização; Trabalho em Equipe

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.