Incidência da síndrome de Burnout em ACS de UBS de Ananindeua

Renan Cardoso Negrão, Arthur da Silva Medeiros de Farias, Marineuza Jardim Azevedo, Daniela Paula Amaro de Oliveira Bentes, Tereza Cristina Reis Ferreira

Resumo


Introdução: O estresse está presente, tanto na vida das pessoas como no trabalho. Caso o estresse seja crônico e associado ao trabalho, é denominado Síndrome de Burnout, evidenciada pelo desgaste emocional, despersonalização e sentimento de incompetência. A Síndrome ocorre quando o indivíduo não possui mais recursos para enfrentar as situações e conflitos laborais.

Objetivos: Verificar a incidência da Síndrome de Burnout em agentes comunitários de saúde de uma UBS do município de Ananindeua, identificar os fatores estressantes que acometem os ACS e identificar o nível de stress com relação ao trabalho através do Questionário Maslach Burnout Inventory (MBI).

Metodologia ou Descrição da Experiência: A pesquisa foi realizada na UBS Julia Seffer, em Ananindeua, Pará. Recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do CESUPA sob o parecer n. 09107912.1.0000.5169. O estudo é descritivo e quantitativo, onde foi realizada a aplicação do Questionário Maslach Burnout Inventory - Human Services Survey (MBI-HSS) em uma amostra de 19 agentes comunitários de saúde. O estudo é do tipo descritivo e quantitativo com a aplicação do Questionário Maslach Burnout Inventory - Human Services Survey (MBI-HSS). Os dados foram organizados em tabelas no programa Microsoft Office Excel® 2007. Os dados foram analisados através de estatística descritiva.

Resultados: De acordo com a avaliação do nível de estresse dos ACS’s foi encontrado os seguintes resultados: 9 (47,37%) dos agentes comunitários apresentam alto nível para exaustão emocional, 7 (36,84%) apresentam nível moderado e 3 (15,79%) apresentam baixo nível. Quanto a despersonalização os ACS’s apresentam 3 (15,80%) com alto nível, 8 (42,10%) com nível moderado e 8 (42,10%) com nível baixo.E no domínio da realização profissional os resultados são 6 pessoas (31,58%) com alto nível, 6 (31,58%) com nível moderado, e 7 (36,84%) com baixo nível.

Conclusão ou Hipóteses: Constou-se que 10,5% dos ACS estão comprometidos pela S. de Burnout, os fatores desencadeantes a este problema necessitam ser investigados com mais propriedade, visto que a amostra apresenta dados indicativos de desenvolvimento da Síndrome com progressão do nível estresse (atual moderado) e poucas são as ações na UBS para melhorar os ACS quanto às reações diante do estresse ocupacional.






Palavras-chave


Agente Comunitário de Saúde; Esgotamento Profissional; Programa Saúde da Família

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.