Influência da presença do profissional de saúde em creches

Larissa Sampaio Siqueira, Juliana Miranda Tavares

Resumo


Introdução: A definição de saúde vai além da ausência da doença, a saúde pode ser entendida como um bem-estar físico, psíquico e social. No contexto da saúde infantil, as creches são ambientes de destaque. A presença do profissional de saúde na creche possibilita o cuidado necessário, capacitando os educadores e promovendo atividades e mudanças capazes de melhorar o bem-estar geral das crianças.

Objetivos: Evidenciar o benefício da presença do profissional de saúde em creches.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi realizado um acompanhamento, durante o ano de 2012, em uma creche, em Fortaleza-CE, objetivando identificar e intervir nos problemas relacionados à saúde e ao bem-estar das crianças. Foram realizados exames para verificar a acuidade visual, a nutrição e o desenvolvimento dessas crianças. Além disso, foram ministradas palestras sobre violência infantil e oferecidas sugestões de melhoria na iluminação, ventilação e biblioteca da instituição. Ao longo do período de 10 meses, intensificou-se a participação dos profissionais da escola, que passaram a opinar sobre o tema e demonstraram interesse em dar suas opiniões, senda elas discutidas e, na medida do possível, colocadas em prática.

Resultados: Após a conclusão do projeto, foi avaliado o impacto da presença dos profissionais de saúde na creche. A mudança foi perceptível em todos os setores. Os pais tornaram-se mais presentes nos assuntos escolares, os professores obtiveram mais conhecimentos para conduzir as crianças de maneira completa, envolvendo os estudos e o bem-estar geral, e o diretor aderiu às sugestões de mudanças no espaço físico e na biblioteca. Dessa forma, eles perceberam que a escola pode ser um local de promoção de saúde.

Conclusão ou Hipóteses: A partir do estudo realizado, pode-se constatar que os profissionais de saúde, juntamente com os educadores, têm um papel fundamental na creche, possibilitando melhorias na saúde e no bem-estar geral das crianças.





Palavras-chave


Saúde; Crianças; Creche

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.