Prevalência de fatores de risco associados à hipertensão arterial no CSE-Marco, Pará

Nicole Oliveira Alves, Amanda de Paula Ribeiro dos Santos, Letícia Fernanda Ramos de Oliveira Martins

Resumo


Introdução: Hipertensão arterial é uma doença multifatorial caracterizada por níveis elevados e constantes da medida da pressão arterial. É uma enfermidade considerada um grave problema de saúde pública, possuindo diversos fatores que influenciam na aquisição e no tratamento, dentre eles: peso, dieta, idade e diabetes. Apresenta-se como causadora de mortalidade por acidente vascular cerebral e infarto.

Objetivos: O objetivo deste trabalho é encontrar quais os fatores associados à hipertensão arterial são mais prevalentes nos pacientes cadastrados no Programa HIPERDIA, no Centro de Saúde Escola do Marco, em Belém/Pará.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Metodologia: o estudo foi do tipo retrospectivo; transversal, observacional e de corte. O trabalho foi realizado nos meses de outubro e novembro de 2011 e os dados foram coletados por meio da análise dos prontuários dos pacientes hipertensos e organizados usando o protocolo de pesquisa elaborado pelas autoras. Utilizou-se uma amostra de 125 prontuários, o equivalente a 25% do total de hipertensos do programa HIPERDIA neste local. Foram excluidos 25 prontuários por não apresentarem a faixa etária determinada (igual ou superior a 40 anos), pertencerem a pacientes que abandonaram o tratamento ou por não relatarem os dados necessários, totalizando 100 prontuários válidos para o trabalho.

Resultados: Após análise estatística observou-se uma maior prevalência de mulheres (75%) em relação aos homens (25%), predominando maiores de 60 anos. Já quanto à dieta, grande parte (53%) alimentava-se irregularmente. Constatou-se que os homens (57,8%) praticam exercícios físicos moderadamente se comparados com as mulheres que praticam mais exercícios leves (72,2%), ou são sedentárias (84,3%). Contradizendo a literatura, a diabetes não se fez presente na maioria dos pacientes (52%). E no que diz respeito aos antecedentes familiares, apesar da deficiência na coleta de dados, pudemos perceber a influência positiva do mesmo sobre o desenvolvimento da doença cardiovascular em questão.

Conclusão ou Hipóteses: Conclui-se que dos itens considerados como fatores de risco pelos pesquisadores, averiguou-se que apenas alguns deles foram associados positivamente com a hipertensão arterial. São eles: o gênero feminino, a faixa etária superior a 60 anos, a alimentação irregular, o sedentarismo e os antecedentes familiares.

 



Palavras-chave


Hipertensão; Doença Cardiovascular; Fatores de Risco

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.