Prevenção do câncer cervico uterino: fatores para a não realização do exame

Aliandro Willy Duarte Magalhães, Jefferson Maia Franco, Vanessa Fernandes de Brito, Ellen Maria Sampaio Xerfan, Anna Paula Santos Pinheiro

Resumo


Introdução: O câncer do colo do útero corresponde, aproximadamente, a 15% de todos os cânceres que ocorrem no sexo feminino.Seu pico de incidência situa-se entre os 40 e 60 anos de idade, sendo pouco frequente abaixo dos 30 anos.

Estima-se que cerca de 40% das mulheres Brasileiras nunca tenham sido submetidas ao exame citopatológico (Papanicolaou).

Objetivos: Identificar os fatores que influenciam a não realização do PCCU na Unidade Saúde da Família CN VI, Ananindeua – PA, no período de abril a outubro de 2010.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O estudo foi analítico-descritivo, desenvolvido no período de abril a outubro de 2010, na Unidade Saúde da Família Cidade Nova VI, Ananindeua, Pará.Amostra de 200 pacientes, selecionados de forma aleatória. A identificação foi procedida por meio dos cadastros do Programa Saúde da Família. Critérios de inclusão: ter entre 20 a 60 anos de idade, do sexo feminino e assinar um termo de consentimento informado. Critérios de exclusão: pacientes virgens, menores de 20 anos ou maiores que 60 anos ou submetidas a histerectomia total. A coleta de dados foi realizada na Unidade Saúde da Família Cidade Nova VI, Ananindeua, Pará, por meio de entrevista semi-estruturada (Instrumento 1).

Resultados: Entre os motivos apontados para a não realização do exame, foram referidos com maior frequência, a dificuldade na marcação, a falta de conhecimento das mulheres acerca da realização do exame, o medo, a vergonha, e o sentimento de angustia frente à realização do exame. A escolaridade e o nível socioeconômico das mulheres também foram apontados como determinantes da não realização do exame de papanicolau.

Conclusão ou Hipóteses: Dessa forma, é necessário fazer estudos locais com as pacientes da área de abrangência do PSF CNVI, tendo como variáveis direcionadoras os resultados dos estudos analisados neste trabalho, evidenciando a necessidade de ampliar as atividades educativas, colocando a importância da realização do exame e o rastreamento pela busca ativa das mulheres na faixa de idade preconizada.




Palavras-chave


Câncer Cervico Uterino; Papanicolau; Exame

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.