Prevenindo queimaduras e suas complicações: contribuições educativas do PET-Saúde no ambiente escolar

Elias Bruno Santana Falcon, Taynah Monick Ferreira, Bruna Regina Pinheiro de Paiva, Silvia Cristina Leite Rodrigues, Denise da Silva Pinto

Resumo


Introdução: Queimadura são acidentes de graves sequelas, tais acidentes exigem vários dias de internação e acompanhamento terapêutico após a alta hospitalar. As Ações educativas contribuem para prevenção por meio de orientação familiar e alteração do ambiente possibilitando a redução dos riscos.

Objetivos: Relatar as experiências vivenciadas por acadêmicos do PET-SAÚDE Ananindeua da UFPA a respeito de uma ação educativa sobre queimaduras a alunos do ensino médio da rede publica de ensino.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi realizada ação educativa intitulada “Para Você Saber com Urgência: Queimaduras” na Escola Estadual Agostinho de Brito junto aos alunos do ensino médio que totalizaram trinta jovens com idades entre dezessete e vinte e um anos utilizando-se material expositivo. Iniciou-se a ação concentrando dados junto aos alunos a respeito do tema; em seguida elucidou-se a propósito da avaliação das ferida; falou-se dos cuidados iniciais e prevenção de complicações; concluiu-se, introduzindo os alunos como primeiros socorristas às vitimas queimadas em casos clínicos propostos. Esperava-se dos alunos adequada avaliação da ferida, minimizar possíveis complicações, recorrer ao serviço de urgência móvel.

Resultados: A inserção de programas educativos sobre prevenção de queimaduras nos currículos das escolas beneficiaria todos os estudantes uma vez que ações educativas mostram bom potencial informativo. A participação sociedade no atendimento inicial dos doentes contribuiria para reduzir possíveis agravos à saúde e suas complicações com redução dos custos em tratamento de prováveis sequelas. Os alunos após serem treinados demonstraram competência em minimizar possíveis sequelas ao prestarem os primeiros socorros de forma adequada e em tempo hábil, com cuidados na retirada da fonte de calor, resfriamento da lesão e prevenção de hipotermias e choque, acionando em seguida o serviço de urgência móvel SAMU.

Conclusão ou Hipóteses: A inclusão permanente de temática em saúde deve fazer parte da grade curricular das escolas objetivando ampliação do conhecimento dos cuidados primário dos agravos a saúde e redução de gastos públicos com ênfase financeira na aplicação de destes recursos em saúde preventiva visando otimizar a assistência a população e reduzir danos à saúde e perdas econômicas.




Palavras-chave


Educação em Saúde; Queimaduras; Ações Educativas

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.