Principais dificuldades no tratamento diretamente observado de tuberculose na ESF

Vivian Ariede Polini, Ana Hilara Mancuso Gouvea

Resumo


Introdução: No Brasil, fatores determinantes como: pobreza, desnutrição, condições sanitárias precárias, elevado índice populacional e deficiência na gestão, favorecem a incidência de doenças, como a tuberculose (TB), um grave problema de saúde pública, que mesmo tratável, ainda apresenta mortalidade. O tratamento diretamente observado para a TB tem sido uma estratégia eficaz para controle deste agravo.

Objetivos: O presente trabalho tem por objetivo, identificar as principais dificuldades encontradas na execução do tratamento diretamente observado (TDO), realizado pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Metodologia ou Descrição da Experiência: Revisão bibliográfica de caráter exploratório/descritivo. Para o seu desenvolvimento foi utilizado à base de dados “on-line” por meio dos portais da Biblioteca Virtual em Saúde e os bancos de dados SCIELO e LILACS. Os dados foram coletados no período de dezembro de 2012 e janeiro de 2013. Contemplou-se estudos de observação sobre tuberculose, tratamento diretamente observado, Estratégia Saúde da Família, vínculo e acolhimento.

Resultados: Dentre as principais dificuldades evidenciadas no TDO relacionado ao paciente, observa-se, a melhora do quadro inicial, dependência química, ausência do paciente no domicílio no momento da realização do TDO e intolerância medicamentosa. Fatores como, o horário dos profissionais da unidade de saúde incompatível com os horários do paciente, indisponibilidade de veículo, absenteísmo e substituição do supervisor, além de desentendimentos, medo em contrair a doença e falta de interesse de alguns profissionais pela problemática da TB, destacam-se como fragilidades relacionadas ao supervisor no TDO na Estratégia Saúde da Família (ESF).

Conclusão ou Hipóteses: Apesar das dificuldades existentes no TDO, este demonstra-se como a estratégia mais eficaz para a cura da TB. Portanto sua execução deve ser incentivada na ESF mesmo diante das dificuldades presentes, pois o vínculo entre o profissional e o paciente que a ESF proporciona é fator primordial para que ocorra a adesão e sucesso à terapêutica proposta.



Palavras-chave


Estratégia Saúde da Família; Tuberculose; Tratamento Diretamente Observado

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.