Programação metabólica: oficina culinária facilitando a educação continuada a profissionais de saúde

Anne Marcelle Marques Coelho

Resumo


Introdução: Programação Metabólica é considerada uma alteração permanente de determinada função, consequente a um imprinting ocorrido em um período crítico de desenvolvimento, como a gestação. Pode ser determinado pela falta de nutrientes. A realização de oficinas culinárias favorece espaço coletivo de atualização a profissionais de saúde, incentivando-os a multiplicação da informação em saúde.

Objetivos: Oferecer a oficina culinária como forma de educação continuada e atualização profissional em Programação Metabólica onde, além do conteúdo teórico, serão elaboradas preparações que possam reduzir os riscos da programação metabólica em gestantes, contribuindo para promoção da saúde desta população.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi realizada pelo NASF oficina culinária com a elaboração do Iogurte Natural Caseiro, preparação de fácil elaboração, saborosa, nutritiva e de baixo custo. Durante a atividade foram abordados aspectos importantes sobre alimentação saudável, alimentação da gestante, programação metabólica e técnica dietética. Os profissionais participantes foram de nível médio e superior, pertencentes a uma unidade básica de saúde.

Resultados: Os profissionais de saúde sentiram-se motivados em participar de uma atividade de educação continuada, voltada também para atualização profissional por abordar um tema atual e de relevância na saúde pública, sendo desdobrada em atividade prática como a vivência culinária. Houve uma boa participação, tendo sido capacitados 80% dos profissionais da unidade, que sentiram-se motivados em se tornarem multiplicadores desta prática e da informação em saúde nos seus territórios de abrangência.

Conclusão ou Hipóteses: Faz-se necessário o uso de ideias criativas em alimentação e nutrição que incorporem atividades práticas que promovam, além da atualização profissional e educação continuada, momentos de satisfação em aprender, aproximando temas relevantes em saúde da prática clínica.





Palavras-chave


Programação Metabólica; Oficinas Culinárias; Educação Continuada

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.