Promoção à saúde e prevenção de doenças no dia das crianças

Fátima Soraya Espíndola Martins, Lilian César Salgado Boaventura

Resumo


Introdução: O desenvolvimento de ações de promoção à saúde e prevenção de agravos na infância é fundamental para garantir qualidade de vida, crescimento adequado e o desenvolvimento de toda a potencialidade desse ciclo que irá repercutir por toda vida do indivíduo.

Objetivos: Avaliar o estado nutricional e situação vacinal de crianças da comunidade do Bairro Novo Aleixo; Acolher as crianças da comunidade estimulando as mães a manterem atualizadas as cadernetas de vacina; Propiciar um momento de interação e fortalecimento do vínculo da equipe de saúde com a comunidade.

Metodologia ou Descrição da Experiência: No dia 11 de Outubro de 2012, a equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde da Família N-09 (UBS), caracterizada como palhaços, reuniu as crianças da comunidade para uma manhã de convivência, diversão e promoção à saúde. Desse modo, foram disponibilizados pula-pula, pintura artística em face, balões, lanches e sorteio de brindes. Sendo ainda realizadas a verificação de peso, altura e atualização da caderneta de vacinas, em parceria com o Distrito de Saúde Norte, uma vez que a UBSF não dispõe de sala de imunização.

Resultados: Foram avaliadas 132 crianças, sendo 51% do sexo feminino, na faixa etária dos 2 aos 5 anos e com 85% de usuários cadastrados na UBS N09, a qual possui um total de 205 crianças em acompanhamento. Quanto ao estado nutricional, 72% estavam eutróficas, 15% sobrepeso, 8% obesas e somente 5% com baixo peso, destas, 50% faziam parte da área de influência, portanto, não eram acompanhadas pela UBS. Já em relação à situação vacinal, 16% estavam com o cartão desatualizado, das quais 24% não estavam vinculadas à UBS.

Conclusão ou Hipóteses: A maioria das crianças pertencia à área adscrita à UBS N09, estavam eutróficas, segundo as referências adotadas pela OMS, e com imunização completa. Assim, corrobora-se a eficácia do acompanhamento pela ESF que atua não só com a criança, mas com a família. Por outro lado, é grande o número de crianças acima do peso, evidenciando a necessidade de mudança do foco de vigilância nutricional infantil.




Palavras-chave


Promoção à Saúde; Saúde da Criança

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.