Promoção e proteção à saúde: experiência de uma USF do RJ

Luciana Madeira da Costa, Vivian Raymundo da Silva, Bruno Godinho da Silva, Claudia Mattos da Cunha Costa, Ronaldo da Silva Moreira

Resumo


Introdução: Tendo em vista a atual realidade da população, o alto custo da assistência à saúde e os impactos da promoção e prevenção, torna-se de importante o desenvolvimento de programas alternativos que melhore a condição de vida e saúde da população levando a uma reflexão de todos os envolvidos acerca do modelo atual do sistema de saúde, em busca de alternativas para um atendimento integral e de qualidade.

Objetivos: Elencamos como objetivos: avaliar a adesão dos usuários hipertensos e diabéticos do serviço de saúde no grupo de atividade física vinculado a unidade de saúde e analisar o impacto nos indicadores de saúde e no perfil de morbimortalidade da população adscrita que participa do grupo.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O grupo de atividade é desenvolvido em uma unidade de saúde da família do município do Rio de Janeiro ligada ao Programa Academia Carioca da Prefeitura e conta com a participação de 248 usuários cadastrados e acompanhados, portadores de DM e HAS, na faixa etária de 40 a 75 anos.

A equipe multiprofissional realiza diversas tarefas, entre elas, palestras, orientações sobre alimentação saudável, cálculo do Índice de Massa Corporal, verificação da pressão arterial, medição da glicemia capilar no início das atividades e dosagem de níveis de colesterol total e frações e triglicerídeos a cada 3 meses, segundo Manual de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus do Ministério da Saúde de 2006.

Resultados: Após realizarmos o acompanhamento do grupo de junho a setembro de 2012, contabilizamos 178 usuários são hipertensos, 23 diabéticos e 47 possuem as duas patologias associadas.

Dos 225 portadores de HAS, 207 usuários, ou seja, 92% mantiveram níveis pressóricos inferiores a 140 x 90mmHg. Dentre os usuários com DM, que totaliza 70, 93% apresentaram nível de glicemia capilar em jejum no intervalo de 70 a 99 mg/dl. Em relação os níveis de colesterol e triglicerídeos, 89% dos 248 usuários apresentaram parâmetros dentro da normalidade.

O IMC desses usuários sofreu uma modificação considerável, com queda de 2 unidades, em média.

Conclusão ou Hipóteses: Assim, podemos afirmar que a prática de atividade física é relevante à medida que há comprometimento, tendo como propósito a melhoria da qualidade de vida. As unidades de saúde da família devem se tornar um ambiente de produção de ações de promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde dos indivíduos, com o estabelecimento de vínculo entre profissional e usuários.





Palavras-chave


Promoção e Proteção à Saúde; Atenção Básica; Atividade Física

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.