Metodologias ativas: uma alternativa para a promoção da saúde

Jamille Holanda do Amaral, Leonardo Marinho, Celsa Souza, Rodrigo Tobias

Resumo


Introdução: O presente relato é uma experiência de uma metodologia ativa sobre climatério, menopausa e reposição hormonal realizada com munícipes, da cidade de Silves – AM, para capacitá-los como agentes promotores de saúde para programa semanal de rádio. A atividade foi coordenada pelos extensionistas do projeto de extensão Programa Saúde e Cidadania, da Universidade Federal do Amazonas.

Objetivos: Identificar idéias e conceitos das participantes sobre o climatério, a menopausa e a reposição hormonal, antes e depois da exposição de algumas definições sobre esses temas, além de possibilitar a dessensibilização do comportamento e de melhorar a explanação em público.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Metodologia descritiva do tipo qualitativa. As participantes falam o que pensam ou sabem sobre menopausa, desafios e dificuldades. Cada uma recebe uma caneta e pedaços de papel e escrevem ou desenham neles suas idéias. Esta técnica permite levantar as informações incorretas, preconceitos e tabus que as participantes têm. Em seguida esses pedaços de papel foram colados em uma cartolina. Então, a coordenadora estabelece uma exposição sobre o que acontece na menopausa, desmistificando algumas idéias errôneas. A atividade foi repetida, então, do começo pedindo para que elas escrevessem, agora, o que elas pensavam ou qual a significado passou a existir após a exposição.

Resultados: A dinâmica possui dois tempos, expressos por duas cartolinas. Uma com as primeiras idéias das participantes sobre os temas, outra acrescentando as informações necessárias e corrigindo os conceitos incorretos, após a exposição. Assim, verifica-se uma polaridade, expressa pela internalização dos conceitos trabalhados na exposição, capacidade de aprendizagem e adaptação, necessários aos agentes promotores de saúde que irão repassar as informações à população. Outrossim, a metodologia propicia a fala, sem restrições,fato que também ajuda na dessensibilização do comportamento, facilitando explanação em público, necessária para eficácia do programa na rádio.

Conclusão ou Hipóteses: As metodologias ativam mostram-se eficazes e transformadoras, pois possibilitam uma interação muito maior dos participantes ao adquirirem conhecimento que emana a partir de uma construção coletiva e participativa; devem ser, então, difundidas como alternativa para promoção da saúde.



 


Palavras-chave


Metodologias Ativas; Climatério; Promoção da saúde

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.