Perfil epidemiológico dos pacientes com HIV no CTA de santarém em 2011

Janderson Figueira Ferreira, Yuree Milhomem Bandeira Herênio

Resumo


Introdução: O tema em estudo é o perfil epidemiológico dos pacientes diagnosticados soro-positivo pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município de Santarém. O conhecimento desse perfil epidemiológico é de suma importância para a compreensão do comportamento do paciente, quando de risco, antes e após a infecção pelo vírus.

Objetivos: Analisar Perfil epidemiológico dos pacientes diagnosticados com HIV atendidos no Centro de Testagem e Aconselhamento em Santarém-PA no ano de 2011. Identificar os principais fatores de risco da população recém-infectada pelo vírus HIV e qual a parcela da população mais acometida pela infecção.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Este trabalho terá uma abordagem descritiva e retrospectiva com caráter predominantemente quantitativo. O estudo será realizado no Centro de Testagem e Aconselhamento do Município de Santarém, local de referência para o Oeste do Pará. Utilizaremos como critérios de inclusão todos pacientes diagnosticados com HIV no período de 2011 no Centro de Testagem e Aconselhamento do município de Santarém-PA. Trata-se de um estudo que possui uma fonte secundária de dados os quais serão adquiridos através do banco de dados do CTA de Santarém, que possui como base uma ficha de cadastro que contêm perguntas a serem realizadas a todos os pacientes, nos momentos que antecedem a realização do teste rápido.

Resultados: Dos 112 pacientes soro positivos para HIV 59% eram do sexo masculino e 41% do sexo feminino. A frequência de pacientes com HIV que se auto intitulam pardos foi de 82,14% do total, raça negra foi de 3,6%, raça branca de 6,25% e aqueles que não souberam se auto intitular 9%. O estado civil mais frequente foi o de Casado/Amigado (43%), a mesma situação com o de solteiro (43%), seguido de viúvo (3,6%) e tendo como não informado (8%). Percebemos que apenas uma grande minoria de aproximadamente 11,6% usou preservativo durante o último ano e na última relação sexual. A idade de 25 a 29 anos (25%) mostrou-se a mais prevalente dentre o total de pacientes diagnosticados HIV.

Conclusão ou Hipóteses: O conhecimento do perfil epidemiológico dos usuários soro-positivo é de grande valor, para a compreensão da cadeia de transmissão de toda a gênese que envolve o vírus HIV. Percebemos o processo de pauperização e feminização do HIV em Santarém, seguindo as estatísticas nacionais. Verificamos também que a relação sexual desprotegida continua sendo o principal meio de contaminação do vírus.



Palavras-chave


HIV; Epidemiologia; Parceiro

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.