A ESF e o tratamento diretamente observado aos portadores de tuberculosev

Ana Hilara Mancuso Gouvea, Vivian Ariede Polini

Resumo


Introdução: A tuberculose é um sério problema de saúde pública, sendo tratável e evitável ainda apresenta mortalidade. O programa nacional de controle da tuberculose propõe um novo modelo de administração de medicamentos, observando a tomada das doses por profissional de saúde ou membro familiar, baseado no vínculo e responsabilização do cuidado, em consonância aos princípios da Estratégia Saúde da Família.

Objetivos: O presente trabalho objetiva-se em salientar a importância do tratamento diretamente observado (TDO) aos portadores de tuberculose através dos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF). Já que fortalece o vínculo proporcionando maior custo-efetividade que o tratamento auto-administrado.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de uma revisão bibliográfica de caráter exploratório/descritivo. Para o seu desenvolvimento foi utilizado à base de dados “on-line” por meio dos portais da Biblioteca Virtual em Saúde e os bancos de dados SCIELO e LILACS, assim como documentos oficiais do ministério da saúde. Os dados foram coletados no período de dezembro de 2012 e janeiro de 2013. Contemplou-se estudos de observação sobre tuberculose (TB), tratamento diretamente observado, Estratégia Saúde da Família (ESF), vínculo e acolhimento.

Resultados: De acordo com a estimativa da Organização Mundial de Saúde, um terço da população mundial está infectada pelo bacilo da TB, o que a torna um importante problema de saúde pública nos dias atuais, exigindo ações estratégicas para seu controle, como prioridade na saúde pública. A descoberta precoce dos casos e o tratamento diretamente observado (TDO) dentro da ESF são fatores imprescindíveis para o sucesso no tratamento, mostrando-se mais eficaz devido ao vínculo entre profissional de saúde e paciente, responsabilização e compromisso mútuo, o que a torna como importante fator para adesão ao tratamento, controle e cura da TB.

Conclusão ou Hipóteses: A ESF propõe alterações importantes no modelo de reorganização da assistência à saúde. A descentralização do TDO aos pacientes portadores de TB para esses profissionais favorece a construção de laços de vínculo, fator primordial para que ocorra a adesão à terapêutica proposta, pois se baseia no cuidado fundamentado na integralidade em acordo com as políticas públicas atuais.


Palavras-chave


Tuberculose; Tratamento Diretamente Observado; Estratégia Saúde da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.