Monitoramento da vigilância da água na 15ªCRES-Crateús - CE, 2008 a 2012

Dennis Diderot Fontinele atunda Melo, Dilene Fontinele Catunda Melo

Resumo


Introdução: Análises de amostras de água são necessárias para indicar a potabilidade para consumo, assim como monitoramento continuado da qualidade que deve ser atendida em relação ao cumprimento das metas e deste modo evitar, eliminar ou diminuir os riscos de contaminação.

Objetivos: O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto da descentralização das análises das águas para laboratório próximo da região e parceria no transporte da 15ª CRES - Coordenadoria Regional de Saúde – Crateús.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi realizada discussão em CIB/Mr em novembro do ano de 2008 sobre as dificuldades de cumprir as metas de análises de água, onde se resolveu estabelecer parceria no transporte dos frascos pela CRES, e por decisão da SESA e LACEN, descentralizar as análises para o município de Tauá, cuja proximidade é significativa em relação a Fortaleza. A partir destas ações foi realizado estudo quantitativo descritivo, baseado na Portaria MS nº 2.914/2011, realizado com o universo dos onze municípios da 15ª CRES - Crateús nos anos de 2008 a 2012. A meta de amostras, de acordo com a população da regional, deveria ser de 3.069 unidades por ano.

Resultados: Verificou-se que durante o ano de 2008 foram realizadas 260 análises de amostas de água, no ano de 2009, foram 1.631 análises, em 2010 foram realizadas 2.637 análises, em 2011, foram 2.549 análises e no ano de 2012 foram 2.320 análises, sendo que neste último ano, nos meses de outubro, novembro e dezembro, houve poucas coletas de amostras, que acreditamos ter ocorrido devido período eleitoral e mudança de gestão em alguns municípios.

Conclusão ou Hipóteses: Com parceria da 15ª CRES, a partir do ano de 2009, nos transportes dos frascos e a descentralização das ações de análises de água para LACEN próximo a região, os municípios estão conseguindo chegar perto das metas estabelecidas. É necessário investimento e empoderamento nas vigilâncias sanitárias municipais para que as ações possam ser cumpridas independente do Estado.


Palavras-chave


Monitoramento; Vigilância; Água

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.