Cuidado paliativo na Estratégia Saúde da Família

Rodrigo Ladeira, Anamaria Fonseca Moura

Resumo


Introdução: Engana-se que Medicina de Família é simplesmente uma maneira de promover saúde e cuidar de doenças, é a arte de amar ao próximo e compartilhar de sua dor e de seu sofrimento. É ficar ao lado do paciente e seu familiar em momentos considerados difíceis.

Objetivos: O presente trabalho é um estudo retrospectivo de casos dos pacientes acompanhados pela equipe de saúde da família, onde foi aplicado nas visitas domiciliares o PPS Palliative Performace Scale( PPS) para os pacientes em questão.

Metodologia ou Descrição da Experiência: As equipes de Saúde da Família do Jardim Suarão e Jardim Loty, iniciaram em 2011, uma modalidade de assistência multiprofissional que resgata a dignidade do paciente em doença terminal, aliviando sofrimento com ações em cuidados paliativos. A partir da avaliação de risco familiar ( Escala de Coelho), foi traçado um plano terapêutico com apoio por parte da equipe multiprofissional que atua na área de abrangência, promovendo visitas domiciliares aos pacientes em finitude e oferecido apoio psíquico, emocional, social e espiritual tanto ao doente quanto a sua família.

Resultados: Em uma área de abrangência da ESF , apresentou 22 de pacientes em cuidados paliativos , sendo que 59 % receberam cuidados paliativos por Sequelas de AVC com morbidade elevadas pois 8,47% destes são diabéticos associados e 10,1% utilizam cadeiras de rodas para locomoção. Nesta população, encontramos 9,0% de portadores de neoplasias inoperáveis em estágios avançados, onde recebem tratamento adjuvante para paliar. Demência em estágios moderados perfazem 13,6% necessitando de cuidadores continuamente. Dos pacientes acompanhados 4,54% são portadores de traumatismo raquimedular e paralisia cerebral congênita, esses são pacientes com 52 e 32 anos respectivamente , totalmente imobilizados.

Conclusão ou Hipóteses: Frente a essa abordagem realizada pela ESF percebemos que Cuidados Paliativos é a arte em prol do alivio do sofrimento é o resgate do cuidar, sempre com o duelo viver e morrer estando estes presentes no dia a dia de profissionais de saúde da Estratégia de Saúde da Família.




Palavras-chave


Medicina de Familia; Cuidados Paliativos; Pacientes Fora de Possibilidade Terapêutica.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.