A expectativa de uma família em relação às visitas domiciliares

Isadora Cristina Camargo Cerqueira, Lais Bastos Nogueira, Anne Caroline Gomes, Sandra de Azevedo Pinheiro, Alice Medeiros Vieira

Resumo


Introdução: A Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (LAMFC) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro é composta, em sua maioria, por acadêmicos do ciclo básico do curso de Medicina. Entre suas atividades práticas, está a tarefa de os alunos realizarem visitas domiciliares com o objetivo de conhecer, na prática, algumas atividades de um médico de família.

Objetivos: Refletir sobre a expectativa de uma das famílias que se ofereceram voluntariamente a serem visitadas por equipes de alunos da LAMFC.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A seleção das famílias foi feita em uma reunião de pais e mestres de uma instituição de ensino parceira da Liga, situada no mesmo bairro que a Universidade. As famílias foram esclarecidas quanto aos objetivos dos acadêmicos e se ofereceram voluntariamente para receber visitas semanais, no período de março a novembro de 2012. Em dezembro de 2012, realizou-se uma entrevista com o membro responsável por uma dessas famílias, indagando-se através de perguntas abertas e prática dialogada sobre a expectativa quanto as visitas, a realidade vivida/percebida e os sentimentos, crenças e convicções elaborados após o período de atividades com os acadêmicos.

Resultados: Esperavam-se receita de remédios, livre acesso ao hospital, esclarecimentos sobre doenças e sintomas muito específicos, leitura de exames médicos ou ainda a resolução de complicados problemas pessoais, como a infidelidade conjugal. Para responder a essa demanda, procurou-se focar nas orientações que estavam ao alcance dos acadêmicos e encaminhar os casos para o serviço de saúde, quando necessário.

Conclusão ou Hipóteses: O papel do estudante de medicina inclui o enfrentamento do conceito popular de que os acadêmicos detêm conhecimentos de um médico. As intervisões foram essenciais para lidar com essa situação de forma ética, sem simular soluções ou ser invasivo. Mesmo sabendo que não houve um total atendimento dos anseios dos visitados, foi realizado um trabalho de promoção de saúde junto as famílias visitadas.


Palavras-chave


Expectativa; Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.