Dinâmica do balão: estratégia educativa com gestantes usuárias do SUS em Belém - PA

Amanda Laís Ferreira de Moraes, David Américo de Assunção Júnior, Ana Flávia de Morais Santos Borges, Maria Cristina Penna Moura, Liliane Silva do Nascimento

Resumo


Introdução: O período de gravidez é uma etapa da vida das mulheres em que são necessários cuidados especiais. O pré-natal é o acompanhamento medicinal que contempla esses cuidados de promoção e manutenção da saúde do binômio mãe-bebê. Os educadores em saúde devem estabelecer meios para que esse conhecimento seja acessível e assimilável.

Objetivos: Apresentar e discutir a utilização da dinâmica do balão em atividade educativa usuárias assistidas pelo programa de pré-natal de uma unidade municipal de saúde de Belém-Pa.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O local da ação foi o auditório da U.M.S. Houve primeiramente apresentação do tema alimentação na gravidez, oferecimento de cofre-break saudável, apresentações de modificações na gravidez e pré-natal. Após o fim dessas, iniciou-se a dinâmica, cada balão continha interiormente uma pergunta referente aos temas abordados e foi distribuído para os participantes, sendo repassado entre eles, enquanto músicas de criança eram entoadas pelas mães, quando a música parava, o participante que estivesse com o balão deveria estourá-lo e responder a pergunta contida, isso procedeu com todos os participantes. Os que responderam corretamente receberam brindes. A amostra foi composta por 7 participantes.

Resultados: Durante as palestras foi notável o interesse dos participantes pelos assuntos expostos quando foram feitas perguntas e complementos a respeito dos temas expostos, principalmente sobre alimentação e vacinas usadas no pré-natal. Já o desempenho dos participantes foi de 100% de aproveitamento, sem erros nas respostas, o que indica que a utilização de dinâmicas, jogos interativos é aplicável e eficaz na assimilação do conteúdo exposto.

Conclusão ou Hipóteses: Nas ações educativas devem ser incluídos recursos e meios de se aumentar a interatividade e entretenimento nas ações, o que facilitará o aprendizado, quebrando a forma tradicional de ações educativas em que há somente exposição do conteúdo e onde muitas das vezes não há interação entre ouvintes e educadores.






Palavras-chave


Educação em Saúde; SUS; Pré-natal.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.