Dislipidemia em pacientes hipertensos no município de Água Doce, Santa Catarina

Silvia Monica Bortolini, Denis Conci Braga, Tamires Bona, Mariana Ragnini

Resumo


Introdução: Os lipídeos exercem funções fundamentais como o armazenamento e produção de energia. No entanto, seus níveis séricos quando aumentados estão associados à aterosclerose, bem como agravam a doença renal hipertensiva, a hipertrofia miocárdica e os eventos cardiovasculares no paciente com hipertensão arterial sistêmica (HAS).

Objetivos: Identificar e analisar o perfil dos pacientes hipertensos com dislipidemia no município. Avaliar a resposta ao tratamento medicamentoso bem como a sua aderência.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de estudo prospectivo, a partir da análise dos prontuários dos pacientes hipertensos que consultaram na Estratégia Saúde da Família Irmã Thereza Uber, no município de Água Doce, meio oeste de Santa Catarina. O período compreendido foi de janeiro a setembro de 2012. Foram incluídos todos os pacientes que apresentaram alteração no lipidograma inicial (colesterol total, hdl, ldl e triglicerídeos), realizaram o tratamento prescrito e que retornaram após com novos exames.

Resultados: Foram avaliados no período 75 pacientes. Os pacientes do sexo feminino corresponderam a 53,3% (n = 40). A principal faixa etária acometida tanto para as mulheres (n= 10) quanto para os homens (n = 10) foi dos 51 aos 60 anos. O tratamento mais prescrito foi a sinvastatina na dose de 40mg por uma duração de 90 dias (n= 51). Neste grupo a taxa de sucesso foi de 98,03% (n=50). Nos pacientes que utilizaram a dose de 20mg desta medicação pelo mesmo período (n = 5), houve uma redução dos níveis lipídicos em todos os casos. Nos casos de hipertrigliceridemia (n = 16), tratados com ciprofibrato 200mg/dia por 60 dias, observou-se uma redução dos níveis séricos de triglicérides em 11 casos (68,75%).

Conclusão ou Hipóteses: A partir dos resultados é possível inferir melhores opções terapêuticas para os pacientes hipertensos. Ainda, a partir das características dos grupos é possível estabelecer estratégias de prevenção e promoção de saúde, como orientações sobre alimentação saudável e atividades físicas regulares. Além disso, instaurar práticas de orientação pelos agentes comunitários de saúde devidamente orientados.

 


Palavras-chave


Dislipidemia; Hipertensão Arterial Sistêmica; Saúde Pública.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.