Doenças de veiculação hídrica: orientação para escolares de ensino público em Belém - PA

Michel Quaresma Rodrigues, David Américo de Assunção Júnior, Ana Caroline Barbosa dos Santos, Silviane Ribeiro Castilho, Réia Sílvia Lemos

Resumo


Introdução: As doenças de veiculação hídrica (DVH) acometem aos humanos através do consumo de água que funciona como veículo para levar o agente infeccioso do hospedeiro original para um hospedeiro acidental, ocasionando uma série de doenças, dentre elas: o cólera, a esquistossomose, a hepatite A, a amebíase, a leptospirose. A falta de condições de higiene e saneamento básico são complicadores.

Objetivos: Discutir e orientar para o esclarecimento a respeito das noções básicas de higiene e saneamento ambiental visando à prevenção da incidência de DVH nas comunidades.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Exposições temáticas em palestras de caráter explicativo-interativo para escolares de várias faixas etárias do ensino Fundamental, Médio e EJA (Educação de jovens e adultos) e ProEJA (curso profissionalizante de adultos), de escolas públicas de Belém-Pa; bem como, realização de dinâmicas de grupo para verificação da apreensão do conteúdo compartilhado, respondendo a eventuais dúvidas, seja pelo uso de recursos multimídia ou de materiais didático-pedagógicos.

Resultados: As atividades que abordavam a temática ‘doenças de veiculação hídrica (DVH)’ procuraram levar a conceituação, descrevendo sinais e sintomas das doenças mais usuais, o mecanismo de ação e/ou o ciclo biológico dos agentes infecciosos ou parasitários, modos de transmissão e ações preventivas Durante os meses de Maio a Novembro de 2012 foram proferidas doze palestras, que alcançaram um total de 517 alunos, que interagiram com os palestrantes formulando perguntas intrigantes e curiosas sobre os temas abordados.

Conclusão ou Hipóteses: As ações de extensão assumem fundamental importância na prevenção das DVH, pois a orientação para hábitos higiênicos saudáveis, além de terem grande importância no contexto da atenção à saúde, por seu caráter preventivo-explicativo, percebeu-se que os alunos adquiriram valiosos conhecimentos quês lhes serão muito úteis ao longo da vida deles.




Palavras-chave


Educação em Saúde; Doenças de Veiculação Hídrica; Escola Pública.

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