Educação continuada para agentes comunitários de saúde no contexto da amamentação

Roberta Alves da Silva, Hilderlene de Oliveira Loiola, Raiane Lemes Felício, Uêine de Carvalho Farias, Flávia Baluz Bezerra de Farias

Resumo


Introdução: No âmbito da Estratégia Saúde da Família (ESF), o Agente Comunitário de Saúde (ACS) participa da promoção da saúde por meio do trabalho educativo, intersetorial e do estímulo à participação comunitária, com o objetivo de aumentar a qualidade de vida. Neste sentido, destaca-se a importância da educação continuada para o ACS como elemento chave na promoção e apoio ao aleitamento materno (AM).

Objetivos: Descrever ações de promoção, apoio e incentivo ao aleitamento materno por meio de educação continuada destinada a Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Metodologia ou Descrição da Experiência: É um relato de experiência de rodas de conversa sobre AM, realizada com ACS integrantes da ESF de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Imperatriz-MA. Foram desenvolvidas atividades educativas em cada UBS, em que participavam em média seis ou sete ACS, totalizando 33 participantes. Cada atividade durava em média quarenta minutos, onde eram discutidos assuntos referentes ao AM conforme referências do Ministério da Saúde. Os momentos educativos eram dirigidos por quatro acadêmicas de Enfermagem e um docente orientador do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), integrantes do projeto de extensão ‘Amamentação: simbiose da vida para a vida’ da UFMA, Campus Imperatriz.

Resultados: As atividades educativas de promoção ao aleitamento materno tornaram perceptível a importância da educação continuada, pois aprimora a visão técnica dos ACS, além de promover a troca de conhecimentos, contribuindo para redução do desmame precoce com consequente aumento dos índices de aleitamento materno. Durante as rodas de conversa foi identificado um prévio conhecimento dos ACS sobre a temática, no entanto, houve relato das dificuldades enfrentadas em suas respectivas áreas de cobertura em promover a manutenção do aleitamento materno, pelo fato de familiares, como a sogra e a mãe da puérpera, influenciarem negativamente neste processo, introduzindo outros líquidos na dieta da criança.

Conclusão ou Hipóteses: Entende-se que a educação continuada exerce um papel relevante frente à temática de promoção da amamentação, visto que essa é o ponto de partida para que se tenham resultados positivos nos indicadores do aleitamento materno.

 




Palavras-chave


Educação Continuada; Agente Comunitário de Saúde; Aleitamento Materno.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.