Educação em saúde bucal para idosos em centro de saúde, Belo Horizonte

Vera Lucia Reis, Laudeci Mercês Maia, Luiza de marila Resende

Resumo


Introdução: O cuidado integral ao idoso vem sendo preconizado nos serviços de saúde, e suas diretrizes são citadas em importantes projetos e protocolos do Sistema Único de Saúde, bem como no programa de saúde de Belo Horizonte.

Objetivos: Relatar uma ação de educação em Saúde Bucal para idosos, realizada pelo Técnico de Saúde Bucal (TSB) em um centro de saúde de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se da participação de profissionais da Saúde Bucal uma ação realizada para idosos cadastrados na área de abrangência do Centro de Saúde Independência, Distrito Sanitário Barreiro. A atividade, foi realizada como um dos circuitos de uma ação maior que o Centro de Saúde organizou para esta parcela da população, durante campanha de vacinação anti influenza. em 2011.Uma vez que uma importante atribuição do Técnico em Saúde Bucal, “é participar das ações educativas atuando na promoção da saúde e na prevenção das doenças bucais”, este profissional realizou tal atividade, sob supervisão de um Cirurgião Dentista.

Resultados: O resultado foi positivo, uma vez que houve muita interação entre o profissional e usuários, o que pode ser observado pela adesão dos mesmos à atividade, através de perguntas e comentários sobre o que estava sendo exposto. Houve também a participação de todos até o encerramento da exposição. Ao final da atividade, os idosos faziam suas colocações acerca do assunto, demonstrando apropriação do que foi exposto.

Conclusão ou Hipóteses: Considerando que tal ação está em consonância com as diretrizes propostas pelo Ministério da Saúde, e busca melhorar a qualidade de vida das pessoas, respeitando suas limitações, entendemos que tal iniciativa deve ser incentivada em outros locais, levando e o conhecimento do perfil epidemiológico, social e cultural de cada região. m consideração






Palavras-chave


Idoso; Saúde Bucal; Cuidado.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.