A realização de pequenas cirurgias na Atenção Primária à Saúde

Paloma Aparecida Libanio Nunes, Renato Augusto Tambelli

Resumo


Introdução: Atenção Primária à Saúde é entendida como o primeiro nível do sistema de serviços de saúde, devendo funcionar como porta de entrada preferencial,com ações resolutivas sobre os problemas de saúde.Dentro deste contexto torna-se fundamental que os serviços de atenção primária no Sistema Único de Saúde se responsabilizem pela realização de pequenos procedimentos clínicos e cirúrgicos.

Objetivos: Sendo assim, o presente estudo visa avaliar se a realização de pequenas cirurgias na atenção básica é uma prática factível (2) .

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de Revisão da literatura na base de dado Pub Med sem limitação de período de tempo para busca. Foram contemplados estudos que tinham como descritores “Minor Surgery” e “Primary Care” e possuíam o resumo disponível na mesma base de dado. Não foram encontrados artigos em português.

Resultados: Todos os estudos que analisaram a relação clínica-patológica nos procedimentos realizados na APS evidenciaram alta concordância entre elas.Em relação à satisfação dos usuários, observou-se uma satisfação maior quando o procedimento era realizado na Atenção Básica.Observou-se também um tempo de espera menor pela pequena cirurgia, quando esta era realizada pelo médico da família.A proporção de pacientes que tiveram complicações pós-operatória foi similar nas cirurgias realizadas por especialistas e nas cirurgias realizadas pelos médicos da família.A maioria dos resultados sugerem que os procedimentos realizados na Atenção Básica possuem um custo menor.

Conclusão ou Hipóteses: A realização de Pequenas Cirurgias na APS apresentou na maioria dos estudos uma economia dos recursos financeiros, boa concordância anatomo-patológica, maior satisfação dos usuários, menor tempo de espera e baixos índices de complicações. Contudo é primordial que se invista cada vez mais na capacitação dos médicos da família.


Palavras-chave


Pequena Cirurgia; Atenção Primaria; Saude da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.