A relevância de atividades educativas para promoção da saúde na terceira idade

Maria Samara Alves da Silva, Maria Rute de Souza Araújo, Renata da Silva Corrêa, Rosana Santos Bezerra, Mayara Gabriela Salgado Murici

Resumo


Introdução: O envelhecimento é um processo universal, marcado por um processo de alterações morfológicas, fisiológicas, bioquímicas e psicológicas que acarretam uma diminuição do desempenho do sistema orgânico e da capacidade funcional. A hipertensão arterial é uma das doenças que mais acometem pacientes nesse processo, contribuindo para um maior risco de disfunções cardiovasculares e cerebrovasculares.

Objetivos: Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada por acadêmicas de enfermagem, junto ao grupo de idosos em uma atividade educativa desenvolvida na Unidade Municipal de Saúde do Guamá, Belém-Pa.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Realizou-se uma ação educativa durante a prática curricular da disciplina saúde do adulto e do idoso, com 19 idosos matriculados no Programa do Idoso, coordenado pela assistente social da unidade. Foi utilizado como recurso metodológico um vídeo educativo sobre Hipertensão e um álbum seriado destacando o conceito, as causas, o tratamento e a atuação do Programa Hiperdia na unidade. Logo após, foi efetuado um jogo de perguntas e respostas para assimilar o conhecimento com a entrega de brindes para quem acertasse e uma dinâmica de dança para quem errasse. A ação foi finalizada com a aferição de P.A de todos os idosos que estavam presentes, sendo estas anotadas na caderneta do idoso.

Resultados: Percebeu-se a participação ativa e espontânea do grupo de idosos durante a ação, caracterizando uma atividade bem produtiva onde estes mostraram-se dispostos a adotar hábitos de vida correspondentes às necessidades do processo de envelhecimento e a propagar os conhecimentos ali adquiridos, em prol de uma melhor adesão aos tratamentos e acompanhamentos fornecidos pelo Programa Hiperdia, evitando complicações futuras relacionadas com a hipertensão arterial. Em troca dos conhecimentos repassados, foi expresso sentimentos de gratidão e confiança com o trabalho exercido pela equipe.

Conclusão ou Hipóteses: As atividades educativas, apresentando estratégias de participação são relevantes para o idoso, tanto para o conhecimento de determinados assuntos, quanto para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. Promovendo uma maior compreensão sobre a importância do Programa Hiperdia e as propostas do mesmo na prevenção de agravos relacionados a HAS.


Palavras-chave


Idosos; Hipertensão; Educação

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.