Abordagem em promoção da saúde: integração universidade e escolas da rede pública, Manaus, Amazonas

Josiani Nunes do Nascimento, Cássia Rozária da Silva Souza, Antonio Manuel de Souza, Bianca Jardim Vilhena, Renato da Cunha Araújo

Resumo


Introdução: Acadêmicos do 1º p. da disciplina Atenção Integral a Saúde, em atividades com escolas públicas municipais-estaduais em Manaus-Amazonas, com alunos do ensino fundamental e médio, professores e gestores.

Objetivos: Informar, orientar e discutir sobre a importância da higiene corporal, contribuindo para o convívio familiar e social, em seus diferentes níveis.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A experiência demonstra a aderência do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas às Diretrizes Curriculares Nacionais e se inscreve como uma metodologia ativa que promove a inserção do graduando no campo profissional e possibilita o contato precoce com a realidade social e as múltiplas concepções de saúde-doença do Sistema Único de Saúde Brasileiro.

Resultados: Na avaliação da atividade prática em sala de aula, onde os alunos puderam apresentar seus “olhares”, dúvidas, críticas e contribuições para o aprimoramento da estratégia aplicada.

Conclusão ou Hipóteses: Conclusão :O reflexo do interesse e troca de informações entre os acadêmicos e os alunos da escola, oportunizou aos futuros profissionais, qual pode ser a significância da colaboração e ação direta junto às atividades e estratégias que podem ser realizadas em diferentes espaços sociais.


Palavras-chave


Educação em Saúde; Promoção; Escola

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.