Abordagem familiar e a importância da funcionalidade de famílias em regiões periféricas

Lenon Soares Marques

Resumo


Introdução: Estudos de família geralmente foram utilizados para conhecer os problemas de convívio familiar e tentar solucioná-los. Mas com a grande pluralidade de necessidades que o setor de saúde responde, surgiu a Estratégia de Saúde em Família, que tenta relacionar as relações intra e extrafamiliares com o processo saúde-doença, permitindo criação de laços entre os profissionais de saúde e a população.

Objetivos: Compreender a importância da funcionalidade e das relações intra e extrafamiliares de uma família da periferia no processo saúde-doença.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo de caso, com uma abordagem qualitativa, cujo os dados foram coletados através de duas entrevistas semi-estruturadas de uma família escolhida aleatoriamente da Comunidade do Dênde, localizado no Bairro Edzon Queiroz, Fortaleza–CE. A família escolhida é composta por 5 pessoas, dividida em três homens e duas mulheres. A entrevista foi feita com o caso índice do estudo, Dona. MN, onde procuramos descobrir a dinâmica familiar e o grau de funcionalidade desta família, utilizando instrumentos metodológicos como o Ciclo de Vida Familiar, o Genograma e o APGAR.

Resultados: A família entrevistada representa uma “Família no Estágio Tardio”, pois é composta por avós, os quais tem papel central de sustentar a casa, filhos e o neto. A família demonstrou ser altamente funcional no uso da ferramenta APGAR, o qual o somatório foi equivalente a oito pontos, e foi perceptível essa funcionalidade, pois todas as noites os membros da família tendem a se reunir e fortificar os laços afetivos entre eles, o que torna possível o conhecimento dos desejos e da rotina entre os membros da família. A família, apesar de morar em uma comunidade humilde, demonstra bom poder aquisitivo, possuindo duas lojas comerciais e uma casa que garante privacidade para cada integrante.

Conclusão ou Hipóteses: Neste estudo, nós podemos perceber o quão importante é a utilização da análise familiar para estudar uma família e aproximar os profissionais de saúde com as família, tendo em vista que, uma família funcional ajuda a recuperação e prevenção de doenças. E a funcionalidade de uma família não depende somente da renda, mas também de fatores simples, como diálogo,respeito e dignidade entre os membros.


Palavras-chave


Família; Abordagem; Funcionalidade

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.