A ESF pela ótica dos agentes comunitários de saúde

Antônio Vieira Soares Neto, Guilherme Mesquita da Rocha Junior, Karilena Vieira Braga Magno, Carlos Alberto Ruffeil Tavares Jr., Bruna Feio de Oliveira

Resumo


Introdução: A Estratégia Saúde da Família (ESF) tem sido caracterizada como uma reorganização da Atenção Básica no Brasil, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, por um conjunto de ações, no âmbito individual e coletivo.

Objetivos: Objetiva-se avaliar e compreender a Estratégia Saúde da Família a partir da opinião dos agentes comunitários de saúde (ACS).

Metodologia ou Descrição da Experiência: Este estudo é caracterizado como prospectivo, transversal e descritivo, tendo sido realizado por meio da aplicação de protocolos de pesquisa. Foram entrevistados 20 agentes comunitários de saúde (ACS) da Unidade de Saúde da Família do Parque Verde, em Belém-PA, na própria unidade, correspondendo a 95,25% do total de ACS. Foram excluídos da pesquisa os indivíduos afastados de seu trabalho enquanto ACS, independementemente do motivo, ou que se recusaram a participar da pesquisa.

Resultados: Os resultados apontaram que: 95% dos entrevistados considerou haver existência de melhoria da qualidade de vida da população local após a implementação da Estratégia de Saúde da Família (ESF); 100% acredita que o ACS é um elemento fundamental na ESF; 55% dos ACS relataram insuficiência de capacitação e treinamento a eles dispensados; 65% considera como pelo menos um dos maiores desafios encontrados no exercício de sua função, as condições da área atendida; 55% dos entrevistados julgaram as condições físicas de sua unidade como regular ou ruim; 90% dos ACS classifica o atendimento recebido a eles dispensado pela população durante as visitas domiciliares como sendo de regular a excelente.

Conclusão ou Hipóteses: Constatou-se que houve melhora significativa da qualidade de vida da população atendida pela referida ESF, após a implantação da mesma, ainda que as estratégias públicas direcionadas a esta estratégia tenham mostrado-se insuficientes, tanto em qualidade como em quantidade, a partir da ótica dos ACS.




Palavras-chave


Programa Saúde da Família; Agente Comunitário de Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.