Aumento da medida de cintura e elevação da pressão arterial em crianças

Daiane Cristina Pazin, Caroline Filla Rosaneli, Márcia Olandoski, Edna Regina Oliveira Netto, José Rocha Faria Neto

Resumo


Introdução: A obesidade infantil vem aumentando, e com ela patologias associadas. Apesar de já demonstrada a associação entre a obesidade, avaliada pelo índice de massa corpórea (IMC), e elevação da pressão arterial (PA), não está claro se outros índices antropométricos apresentam esta associação em crianças, em especial quando o IMC é normal.

Objetivos: Avaliar a associação entre medida de cintura e elevação da PA em crianças com IMC normal.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Análise transversal de 4609 escolares entre 6 e 10,9 anos, de ambos os sexos, frequentadoras de escolas públicas e privadas. Crianças com IMC abaixo ou acima dos valores da normalidade foram excluídas. A medida de cintura foi categorizada por quartil para cada faixa de idade. Conforme consenso específico da área, definiu-se como “PA normal” valores <90º percentil e “PA elevada” valores acima dessa faixa, agrupando-se o que se define como pré-hipertensão (valores entre 90º e 95º percentil) e hipertensão (>95º percentil). A significância estatística foi estabelecida em 5%.

Resultados: Foram incluídas 3.413 crianças com IMC normal. Nas crianças com medida de cintura no quartil mais baixo para a idade, a prevalência de PA elevada foi de 8,1%. No quartil mais alto, a prevalência foi de 12,1% (p= 0,01). Mesmo na vigência de IMC normal, a criança com cintura aumentada apresenta uma chance 57% maior de apresentar elevação da PA em comparação a uma criança com medida de cintura no quartil mais baixo (Q4 vs Q1; OR 1,57 – IC 95% 1,14 – 2,17).

Conclusão ou Hipóteses: Em crianças, o aumento da medida de cintura está associada à elevação da PA mesmo quando IMC é normal. Estudos prospectivos futuros deverão avaliar se o aumento da cintura é fator de risco para o desenvolvimento de HAS. A prevalência de PA elevada nesta amostra é um alerta para a necessidade de avaliação rotineira de PA também na população pediátrica.




Palavras-chave


Pressão Arterial Elevada; Circunferência Abdominal; Criança

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.