Acolhimento aos familiares dos usuários de drogas

Maria Janine Lino e Macêdo, Marilea da Silva Peres, Gilmara Tomaz, Imaculada da Conceição Soares, Fabiana Nunes

Resumo


Introdução: A comunidade de nossa área de abrangência enfrenta, entre vários problemas, a questão do tráfico de droga. Este grupo foi pensado como espaço de promoção à saúde e tem como premissa a busca do bem estar de seus usuários. Desta forma, refletir a questão das drogas por um viés social, coletivo e público avança na busca por possíveis soluções e efetivação da política pública.

Objetivos: Acolher e criar um espaço de escuta e troca de experiências entre familiares, co-depentes,dos dependentes de drogas, possibilitando a reflexão sobre drogas, lícitas e ilícitas, buscando estratégias de intervenção aos usuários das famílias envolvidas.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Este grupo foi pensado devido às dificuldades enfrentadas pelos profissionais na abordagem dos familiares de usuários de álcool e drogas, que procuravam a UBS, na sua grande maioria, para orientações a cerca de:recaídas, possibilidades de tratamento,desistência do mesmo e as dificuldades geradas nas relações familiares.a oferta era atendimentos pontuais e individuais,com baixo impacto na vida destas pessoas.Ao longo do tempo,fomos descobrindo que este problema só crescia e que a demanda era a mesma. Desta forma,optamos por realizar um grupo com estas famílias, oferecendo um espaço para acolher e esclarecer questões ligadas ao tema, formando assim um grupo de ajuda entre os participantes.

Resultados: Iniciamos o grupo com encontros mensais, com os temas:drogas e o percurso histórico,drogas e seus efeitos no organismo-comportamento,familia e usuário:que tipo de relação é possível?,estrategias de intervenção: apresentação da política de redução de danos,apresentação da rede de assistência e modelos de tratamento, sentimentos dos familiares frente ao usuário:reflexão sobre o problema enfrentado pela família e busca de soluções.Tivemos uma boa adesão e o sentimento que precisamos avançar muito e rapidamente, com outras políticas, no resgate destas pessoas e familiares.

Conclusão ou Hipóteses: Experimentamos a abordagem coletiva na busca de impactar um maior número de pessoas que sofrem com a mesma dor, possibilitando a partilha de experiências e a construção de novas portas de saída considerando que, não existe uma solução mágica para este problema social tão grave que precisamos enfrentar.Se queremos resultados diferentes é preciso que pensemos coisas" igualmente" diferentes.


Palavras-chave


Politicas Públicas; Drogas; Abordagem Coletiva

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.