Ação educativa através de um álbum seriado sobre cuidados com feridas cirúrgicas

Raquel Leda de Arruda, Thiago Moura de Araújo, Edvane Dias Teles, Érica Almeida Nicácio, Ytallo Juan A. S. Pereira

Resumo


Introdução: As complicações cirúrgicas geram preocupação entre os profissionais envolvidos pela possibilidade de infecção do sítio cirúrgico. Nestas situações, o enfermeiro deve intervir de maneira em que os pacientes e familiares tomem ciência dos fatos e saibam agir diante de tais complicações.

Objetivos: Relatar a experiência do uso de um álbum seriado sobre cuidados com a ferida cirúrgica no ambiente hospitalar e domiciliar com pacientes e acompanhantes da clínica cirúrgica de um hospital do município de Imperatriz-MA.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um relato de experiência, trazendo a descrição de um álbum seriado intitulado “Cuidados com a ferida cirúrgica no ambiente hospitalar e domiciliar”, confeccionado por participantes de um projeto de extensão e utilizado em ações educativas com 60 pacientes e acompanhantes da clínica cirúrgica no período entre Novembro de 2012 e Fevereiro de 2013. O álbum seriado compõe-se de três partes embasadas na literatura científica. A primeira apresenta ao paciente a ferida operatória (FO) e as principais complicações. A segunda relata os fatores que poderão interferir no processo de cicatrização e a terceira expõe a técnica correta da lavagem de mãos e a limpeza da ferida cirúrgica.

Resultados: Na primeira ilustração tem-se uma FO dentro de seus aspectos de normalidade, duas com sinais de infecção e uma com deiscência. Neste momento, o público era instruído quanto às características daquele tipo de FO e os cuidados tomados diante delas. A segunda parte traz imagens de fatores que interferem na cicatrização: estresse, tosse, álcool, tabaco, nutrição e medicamentos. Nesta etapa era explanada a interferência de cada fator e a importância de evitar ou diminuir a exposição aos mesmos. Na terceira e parte, foi abordado os cuidados tomados com a higienização da FO, nesse momento o público era instruído a simular cada passo da lavagem das mãos através de figuras ilustrativas do álbum.

Conclusão ou Hipóteses: O enfermeiro deve valer-se da boa didática para promover educação em saúde diante das diversas situações. Percebeu-se diante da experiência que o álbum seriado proporciona ao público uma visão real da situação e uma qualidade de vida satisfatória, além de propiciar maior dinamicidade e interatividade entre profissional e paciente.


Palavras-chave


Educação em Saúde; Assistência ao Paciente; Promoção da Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.