Avaliação do conhecimento de idosos usuários de fármacos sobre alterações gustativas

Laura Cotta Valente, Ana Carolina Freire Lopes, Fernanda Lima Fernandes, Camila Salles da Silva Pereira, Patrícia Gonçalves da Motta

Resumo


Introdução: É bem estabelecido que a maioria dos idosos são polimedicados e possuem como um dos efeitos colaterais as alterações gustativas as quais eles não tem conhecimento suficiente ou orientação sobre esta correlação.

Objetivos: Avaliar o grau de conhecimento e a percepção da alteração do paladar dos idosos que fazem o uso crônico de fármacos.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A amostra foi composta de 203 idosos da Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga - MG, com idade igual ou superior a 60 anos, sexo masculino e feminino e que fizesse o uso crônico de algum fármaco. Para a realização da coleta dos dados utilizou-se um formulário, que foi respondido pelos idosos, nas dependências da Associação e na presença do pesquisador. Esse instrumento continha perguntas que avaliava o grau de conhecimento, bem como a percepção dos idosos referente às alterações gustativas decorrentes do envelhecimento e do uso crônico dos fármacos utilizados em seu cotidiano.

Resultados: Em relação aos idosos entrevistados, 29,1% consideraram que o envelhecimento pode alterar o paladar, 93,1% relataram que após concluírem 60 anos não observaram alteração gustativa e 93,1% declararam que não sentiram alteração do paladar devido ao uso contínuo dos medicamentos. Apenas 7,4% da amostra afirmaram apresentar dificuldade ou não conseguem sentir algum sabor dos alimentos, sendo que 3,4% relataram ser para o sabor salgado e 3,4% para o doce.

Conclusão ou Hipóteses: De um modo geral, o idoso apresenta conhecimento restrito sobre a alteração do paladar decorrente do uso crônico de fármacos e sua percepção encontra-se diminuída. Portanto, esclarecer e avaliar a percepção gustativa em idosos constitui uma importante ferramenta dos profissionais de saúde para proporcionar uma qualidade de vida para a população geriátrica.




Palavras-chave


Idoso; Paladar; Fármacos

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.