Ações em saúde no contexto da atenção integral à saúde da mulher

Alana Pinheiro Alves, Glereston Gomes Leite, Júlio César Branco Furtado Júnior, Edna Lamar da Costa Lemos, Carla Andrea Avelar Pires

Resumo


Introdução: A Atenção à Saúde da mulher é um príncipio abordado pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM) e reflete um dos compromissos do SUS com a Atenção Primária. Neste contexto, o Programa de Educação para o Trabalho em Saúde (PET-Saúde) realiza diversas atividades voltadas à população feminina, que geram experiências satisfatórias à comunidade e aos integrantes do programa.

Objetivos: Relatar experiência de um grupo de acadêmicos de Medicina da Universidade Federal do Pará, participantes do PET-Saúde Ananindeua/UFPA (Equipe Cidade Nova VIII), na promoção de ações em saúde voltadas à Mulheres na Atenção Básica, em consonância com as Diretrizes e Princípios da PAISM.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Metodologia participativa-interativa, a partir da óptica vivencial de discentes e comunidade de saúde em 15 meses de atuação na realização de ações em Saúde específicas (“Prevenção do Câncer de Colo Uterino”, “Dia Temático das Mulheres”, “Atenção ao Parto” e “Sexualidade e Prevenção”) na Estratégia Saúde da Família do conjunto Cidade Nova VIII, no município de Ananindeua/PA.

Resultados: No intuito de fortalecer a Atenção Básica no cuidado com a mulher e estimular a implementação da assistência ao planejamento familiar, foram realizadas diversas atividades nas ações em saúde, versando sobre temáticas diferentes, como capacitação de Agentes Comunitários; Palestras sobre Hipertensão, Diabetes e Câncer de Colo do Útero, Vaginoses; campanhas de anticoncepção e prevenção de gravidez; bem como atividade de acompanhamento ao período gravídico e pós-gravídico, com estímulo ao parto normal e amamentação integral. No total, aproximadamente 600 mulheres na faixa etária de 15 a 70 anos foram contempladas ao participarem de pelo menos uma das ações em saúde promovidas pela equipe.

Conclusão ou Hipóteses: As ações em saúde permitem um vínculo maior entre os alunos, profissionais de saúde e usuárias, reforçando a consolidação das PAISM mediante o fortalecimento dos programas finalísticos executados no âmbito do SUS, implantação de atividades e estudos sobre saúde da mulher, capazes de sensibilizar medidas preventivas nas usuárias e atuando como adjuvante no fortalecimento dos serviços em saúde.

 


Palavras-chave


Mulher; Saúde; PET

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.