Ações extencionistas para esclarecimento de escolares quanto ao manejo de resíduos alimentares

Priscyla Souza de Lima, Humberto Jácome Santos, Pedro Ruan Chaves Ferreira, Silviane Ribeiro Castilho, Réia Sílvia Lemos

Resumo


Introdução: Um dos principais problemas ambientais da atualidade é a produção em grande escala de resíduos em nível domiciliar e a sua inadequada destinação, estando os olhares voltados quase que totalmente para a cozinha, produtora de boa parte dos resíduos de uma residência.

Objetivos: Esclarecer estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas de uma capital amazônica quanto à importância do consumo integral dos alimentos e o descarte adequado dos resíduos domésticos.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A ação extensionista é trabalhada por acadêmicos de Nutrição em escolas públicas da periferia de Belém/PA, caracterizadas pelo pouco acesso às informações sobre Saúde Ambiental e ao manejo de resíduos sólidos e orgânicos. Após levantamento bibliográfico passou-se à elaboração de material didático-ilustrativo a ser usado em palestras e dinâmicas grupais, seja em ambientes com ou sem recurso multimídia realizadas em salas de aula e em quadra de esportes.

Resultados: A prática extensionista consistiu de exposições orais buscando o esclarecimento e a mudança de hábitos do público escolar, assim como torná-los multiplicadores do conhecimento sobre o consumo integral do alimento e o reaproveitamento e/ou seu descarte adequado, no período de Maio a Setembro de 2012, nas escolas públicas “Benjamin Constant” (140 alunos), “Norma Morhy” (110 alunos) e “Humberto de Campos” (169 alunos), com o público-alvo bastante participativo e interagindo com os palestrantes através de perguntas, opiniões e expressão de vivências. O alunado mostrou-se disposto a contribuir com a divulgação do tema abordado e a ser agente modificador dos hábitos familiares.

Conclusão ou Hipóteses: Ações que esclarecem questionamentos acerca de saúde ambiental são fundamentais para a educação dos alunos e para o compromisso com o ambiente em que vivem, tornando-os cidadãos conscientes acerca dos problemas que práticas danosas trazem ao mesmo, estimulando mudanças de hábitos de forma esclarecida para que sejam instrumentos importantes para a conservação do ambiente.


Palavras-chave


Educação Ambiental; Resíduos Domiciliares; Escola Pública

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.