Alimentação saudável: interação entre estudantes universitários e do ensino público de Belém - PA

David Américo de Assunção Júnior, Michel Quaresma Rodrigues, Gabriela Theresinha de Paula Sousa, Silviane Ribeiro Castilho, Réia Sílvia Lemos

Resumo


Introdução: A alimentação é fundamental para a conquista e manutenção do estado da saúde. O aumento da incidência de obesidade e de outras doenças crônicas não transmissíveis está intimamente relacionado com hábitos como sedentarismo e alimentação incorreta. É necessário que haja conscientização de que a adoção de hábitos saudáveis é determinante para a terapêutica e prevenção de doenças.

Objetivos: O presente trabalho tem o intuito de apresentar e refletir as atuações e resultados obtidos pelo grupo extensionista, das ações de orientação e esclarecimento aos alunos de diferentes faixas de formação, da Educação Infantil, Ensino Fundamental ao EJA, sobre a incidência e prevenção da obesidade.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O projeto interdisciplinar aconteceu nos meses de Maio a Novembro de 2012, em cinco escolas públicas de Belém, com a proferição de palestras explicativo-interativas, com ou sem recursos multimídia (vídeos e apresentações ilustrativas), e desenvolvimento de dinâmicas de grupo (soletração, jogo de pistas, quiz), utilizando definições e orientações de alimentação saudável, voltadas para a prática preventiva e melhoria da qualidade de vida.

Resultados: Foram proferidas doze palestras, em cinco escolas públicas de Belém-PA, três na periferia, em que alcançou centenas de alunos de diversas turmas e faixas etárias. O aproveitamento dos participantes para com os conhecimentos expostos foi significativo, interagindo nas apresentações multimídia e alcançando bom rendimento nos testes das dinâmicas de grupo, pois se colocam nas situações expostas e dirimem todo um serial de dúvidas que não são supridas pelo ensino regular.

Conclusão ou Hipóteses: A interação observada entre acadêmicos universitários e estudantes do ensino público municipal expôs o sucesso da intervenção, aproximando a universidade da comunidade e contribuindo para a formação humanística desses acadêmicos. As ações de extensão em educação em saúde assumem fundamental importância na prevenção das enfermidades não degenerativas e de curso crônico.


Palavras-chave


Extensão; Promoção da Saúde; Obesidade

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.