Amamentação: a orientação que faz a diferença

Andrea Gioconda de Sá Freire Migliani, Leila Regina Lelis Neves, Vânia Oliveira, Carla Silva, Regina Abreu

Resumo


Introdução: A recomendação da Organização Mundial de Saúde, preconiza a amamentação exclusiva durante os primeiros 6 meses de vida e uma amamentação parcial até pelo menos o final do primeiro ano de vida, por ser um ato natural muitos profissionais de saúde, não valorizam a importância do reforço da informação, suspeitando que toda mãe amamente normalmente seu filho num ciclo natural.

Objetivos: Informar e conscientizar as gestantes e seus familiares da importância do aleitamento materno. Visando mais informações sobre a amamentação, levando a prevenção de algumas enfermidades comum ás crianças em decorrência da alimentação exclusiva do lactente. Instituir na IUBAAM.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Realizar visitas domiciliares na área adscrita da Estratégia de Saúde da Família, utilizando-se de materiais educativos com a capacitação de todos os funcionários do Centro Municipal de Saúde Jorge Saldanha Bandeira de Mello para implementação das ações de incentivo ao aleitamento materno. Serão fornecidas normas e rotinas para avaliação da unidade Básica Amiga da Amamentação.

Resultados: Alcançar o titulo de Unidade Básica Amiga da Amiga da Amamentação (IUBAAM).

Conclusão ou Hipóteses: : A falta de informação e o estimulo á prática da amamentação são fatores de crendices, insegurança e preocupação com a estética. A melhor maneira de conscientizar a importância do aleitamento materno é informar sobre os benefícios de um aleitamento correto e os agravos decorrentes de uma má amamentação.


Palavras-chave


Amamentação; Capacitação; Epidemiologia

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.